Como chegar ao fim do mês com a conta positiva?
Como chegar ao fim do mês com a conta positiva?

Como chegar ao fim do mês com a conta positiva?

Conhecer seus números, organizar o orçamento familiar, comprometer menos do que recebe e ter sonhos definidos sabendo quanto eles custam e em quanto tempo serão realizados, são algumas das características do educado financeiramente

Organização, planejamento e controle são conceitos básicos para conseguir chegar ao fim do mês com parte do salário recebido no mês anterior disponível na conta corrente. As perguntas que precisam ser respondidas antes: você não ganha o suficiente ou gasta demais? Você planeja como vai gastar? Você conhece realmente seus gastos? Seu consumo está adequado à sua renda?

Planejar as compras - de preferência pagando à vista para obter descontos - ou, se for parcelar, confirmar antes se a parcela cabe no orçamento mensal criando uma planilha com todas as parcelas em andamento.

Também é preciso organizar o orçamento familiar, identificando as prioridades e reservando uma parte da renda, tanto para criar uma reserva para emergências, quanto para investir nos sonhos de curto, médio e longo prazos. Afinal, são os sonhos que nos motivam e realizá-los é o que faz o esforço do trabalho valer a pena.

Por exemplo, se você utiliza cartão de crédito para pagar suas compras de forma parcelada, não esqueça de que o valor total vai comprometer seu limite, que deve ser de no máximo 50% da sua renda líquida. Sempre pague o valor integral da fatura no vencimento, pois caso você pague qualquer valor entre o mínimo e o total estará perdendo a vantagem do parcelamento sem juros e pagará a maior taxa do mercado.

É fundamental também entender que seus limites de cartão de crédito e de cheque especial não são complementos do seu salário. Se puder, não tenha cheque especial, que concorre com o cartão de crédito em termos de taxas de juros estratosféricas, mas se tiver, ele deve respeitar o mesmo limite do cartão de crédito.

Tenha um relacionamento sério com o seu dinheiro e não pague mais juros e sim passe a receber rendimentos para realizar sonhos.

ExibirMinimizar
Digital