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Como aumentar o valor de tempo de vida dos seus clientes SaaS

Você iria amar se os seus clientes SaaS gastassem mais dinheiro e ficassem por perto para sempre? Aqui está como aumentar o valor de tempo de vida dos seus clientes SaaS

"O primeiro passo é otimizar a experiência de integração"

Você tem um produto SaaS.

A parte mais difícil é fazer as pessoas se inscreverem.

Mas após elas se inscreverem, você não iria amar mantê-las para sempre?

Olá pessoal, eu sou Neil Patel.

Hoje eu vou ensinar a vocês como aumentar o valor do tempo de vida dos seus clientes.

O primeiro passo é otimizar a experiência de integração.

Toda vez que alguém compra o seu produto SaaS ou mais ainda, se cadastra nele, você precisa otimizar a integração.

Seja um teste grátis ou você vai diretamente para a versão paga, você precisa otimizar a integração.

A integração é logo quando elas começam.

Se elas se cadastram e começam a usar imediatamente, você está indo bem e está fazendo um ótimo trabalho.

Por outro lado, quando as pessoas compram o seu produto e elas se inscrevem imediatamente mas não o utilizam na primeira semana, o que vai acontecer?

Provavelmente elas vão cancelar após alguns meses e o valor de tempo de vida dos seus clientes vai começar a diminuir.

Você precisa se certificar de que eles estão integrados imediatamente e que eles estão utilizando.

Você pode fazer follow up por e-mail, pode monitorar a experiência de integração, você pode adicionar um chat, pode olhar o que as pessoas estão fazendo e fazer mais das coisas que deixam as pessoas felizes e fazer menos das coisas que estão confundindo as pessoas nas experiências de integração.

Você pode usar ferramentas como a Crazy Egg para observar a sua experiência de integração e ver como as pessoas estão navegando nela, para que você possa otimizá-la, certo?

Em outras palavras, o que você precisa fazer é procurar ver o que as pessoas estão fazendo, quem está indo completamente até o final e olhar para todas as pessoas que não estão indo para o final e ver onde elas estão parando.

Baseado nisso, você pode consertar.

A segunda coisa que você precisa olhar é o quão frequentemente as pessoas estão fazendo login.

Se elas não estão fazendo login frequentemente, elas não estão utilizando o seu produto de inscrição SaaS, isso significa que elas provavelmente vão abandonar.

A utilização causa um maior valor de tempo de vida, a não utilização causa um menor.

Envie lembretes por e-mail, envie relatórios, envie mensagens de texto, engaje elas.

Uma boa maneira de engajar elas sem ser enviando lembretes é consertando continuamente o seu produto.

A forma que você conserta, o que é a terceira maneira, é fazendo questionários para pessoas.

Faça questionários para os seus usuários.

Descubra o que eles amam, o que eles odeiam e o que você pode melhorar.

Não escute apenas o que eles falam, veja o que eles estão usando no seu programa que está levando resultados para eles.

Fale com eles no telefone, não tenha vergonha.

Palavras te falam somente coisas limitadas.

Falar com as pessoas, observar elas, ver a interação completa vai realmente te ajudar a criar um produto melhor.

A verdadeira forma de otimizar para um valor de tempo de vida maior, realmente se resume ao produto.

Um produto ruim vai ter um valor de tempo de vida ruim.

Um ótimo produto vai ter um valor de tempo de vida incrível.

Olhe o Slack.

O meu time ama o Slack.

Eu não sou um grande usuário do Slack.

Eu sei tantas coisas erradas no site do Slack, mas ainda assim eles têm um valor de tempo de vida incrível porque as pessoas amam o produto deles.

Claro, você ainda deve fazer os dois métodos que eu falei, mas na verdade, você também deve focar principalmente em criar um produto incrível.

É assim que você cria um valor de tempo de vida alto.

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