Como aumentar as vendas com cross-sell?

Chegamos ao final do ano, começamos a apurar os resultados, fazemos as retrospectivas e identificamos o que precisamos melhorar

Não há dúvida que 2015 foi um ano de muitos desafios para o mercado brasileiro, que está no meio de uma crise econômica e política. Chorar e se omitir com certeza não é o melhor caminho, precisamos agora aumentar os resultados e recuperar o tempo perdido.

Já ouviu falar em Cross-sell?Não? Vamos lá: cross-sell é a técnica que aplicamos para aumentar o ticket médio de nossas vendas, complementando os produtos procurados por nossos clientes, por exemplo: o cliente quer comprar um celular e você oferece a capinha e o cliente leva, isso é cross-sell.

Agora que você já sabe o que significa, vamos ver algumas formas de praticar:

1 - Conheça os produtos complementares que você tem disponível, prepare alguns combos para os produtos que tem mais saída, monte opções diferentes para os clientes.

2 - No caso de serviços, quais são os serviços principais? Como você pode complementá-los? Respondendo a essas perguntas, comece a preparar um portfólio e oferecer aos seus clientes já existentes e aos novos.

3 - Se você tem produtos perecíveis, veja uma forma de incluir os que tem vencimentos mais próximos no cross-sell, além de aumentar receita, você diminui custos com produtos perdidos.

4 - Não fuja muito do produto principal, são complementos de venda, se você oferece algo fora do que o cliente está interessado, parece que está querendo "socar" goela a baixo.

É importante que você saiba, essa é uma técnica que ajuda a aumentar o faturamento da empresa e quando bem utilizada a satisfação do cliente também é atendida.

Cuidado pra não exagerar e acabar estragando a sua relação com o cliente antigo ou até mesmo com o novo, tudo tem limites , conheça o deles e os seus.

Lembre-se que oferecer não arranca pedaço, mas perder tempo oferecendo pra todo mundo pode ser improdutivo, conheça o produto e saiba através de seu histórico de clientes, o perfil que geralmente se interessa pelo o que você serviço ou produto que você oferece.

Em momentos de crises precisamos sim, agir, o mais rápido possível, porém é preciso agir com inteligência, ter metas, objetivos e não gastar tempo e nem dinheiro com públicos ou estratégias que não estão de acordo com a empresa, pense bem antes de agir, mas aja!

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