Como aumentar as chances para entrevistas de emprego (principalmente nos tempos de crise)

Irei compartilhar algumas experiências próprias já vividas na busca de um emprego.

Normalmente após uma demissão ou até mesmo quando estamos empregados, queremos novos desafios aos quais nem sempre achamos facilmente, para isso precisamos criar as oportunidades em vez de esperarmos que elas ocorram, irei compartilhar algumas experiências próprias já vividas na busca de um emprego, experiências essas que fizeram eu ter resultados satisfatórios e que poderá também auxiliar na empregabilidade dos leitores.

O primeiro passo que eu realizei foi listar algumas empresas aos quais eu gostaria de ingressar no quadro de funcionários, a minha lista teve aproximadamente umas 10 empresas. Após isso eu pesquisei na internet o telefone ou o email do setor de recrutamento e seleção e enviava o meu currículo com uma breve apresentação.

Como eu já atuei alguns anos na área de recursos humanos, achei mais interessante ligar nessas empresas e pedir os emails dos gestores dessa área e daí eu enviei o meu currículo diretamente.

Nos primeiros dias eu não percebi os resultados esperados, porém como eu já tinha os emails, eu reenviava semanalmente o meu currículo, até que em duas oportunidades eu fui chamado para entrevista.

As duas oportunidades não ocorreram no mesmo período, na minha primeira vez em que eu fui chamado por uma dessas grandes empresas aos quais eu queria trabalhar, eu consegui a minha aprovação para a vaga, porém antes do meu ínicio nesse desafio eu também fui aprovado em outro processo de seleção em outra grande empresa ao qual eu acabei aceitando a proposta, porém nessa oportunidade aceita eu havia realizado o meu cadastro no próprio site da empresa. Logo quando eu saí dessa empresa, eu repeti tudo aquilo ao qual eu já mencionei no texto acima e novamente eu fui chamado para uma entrevista em outra grande empresa e também fui aprovado na seleção.

Uma percepção que eu obtive nessas experiências, é que os gestores elogiavam a postura de quem possuí essa iniciativa e por muitas vezes a abertura de uma vaga é burocrático, mas quando surgi um currículo com as características que o gestor precisa, aliado com a vontade e motivação do candidato em querer fazer parte do quadro de funcionários, poderá facilitar e agilizar a justificativa para a abertura da vaga e possivelmente o resultado satisfatório do esforço realizado será alcançado.

Outra dica importante, persevere mas não seja desagradável, conheça bem a empresa em que deseja ingressar e logo nos primeiros contatos mostre como você poderá contribuir para atender as necessidades e consequentemente colaborar para resultados ainda mais satisfatórios para a empresa.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento