Como as crenças limitantes podem detonar sua carreira

Com pequenas mudanças é possível transformar sua vida e se lapidar sendo a melhor versão de si mesmo

Antes de mais nada crença é algo no qual se acredita como sendo sua verdade. Desde quando nascemos até por volta dos sete anos de idade, somos inundados de crenças de nossos pais, professores, amigos e de tudo mais que nos rodeia. De forma involuntária e inconsciente vamos absorvendo e moldando nossa personalidade de acordo com o que recebemos e acreditamos ser o certo.

Os anos passam, estudamos, nos formamos na escola, na faculdade, enfim, nos vemos imersos no mercado de trabalho onde tudo e todos tem que conviver para o alcance de suas metas, que vai desde o recebimento de salário a realização de seus sonhos.

Mas no dia a dia a história acontece diferente, como assim?

Os conflitos com colegas de trabalho, os preconceitos, as diferenças de opinião, a intolerância, a falta de reconhecimento fazem parte do contexto empresarial. Não estamos lá só para fazer o trabalho e ao fim do expediente desligarmos de tudo o que houve e esquecermos, o nosso emocional fica afetado, e é aí que entram as benditas crenças limitadoras que ficam somatizadas por tais acontecimentos da rotina.

Cada um interpreta os fatos de uma forma, especificamente na empresa em que trabalhamos isso pode influenciar desde uma promoção a um rebaixamento de cargo. Neste terreno instável é onde somos testados do que somos capazes.

O modo como lidamos com as pessoas, como gerenciamos os conflito, a resposta que damos a um feedback negativo, até como encaramos o mau humor do chefe, são infinitas situações.

Assim a forma como interpretamos está ligado diretamente naquilo que foi implantado em nossas mentes desde a infância, os modelos de vida que tivemos, as pessoas nas quais nos inspiramos como ídolos e muito mais.

Muitas pessoas não têm sucesso profissional e não sabem porque isso acontece, e lamento informar acontece por suas crenças limitadoras, ou seja,naquilo que você acredita ser sua verdade.

Nosso cérebro é como um terreno que tem uma cerca em volta, esta cerca são as crenças, nosso limite. Quando ultrapassamos a cerca recebemos um alerta de perigo ou que algo está errado.

Assim recuamos e voltamos a proteção daquilo que já conhecemos e nos acomodamos. No trabalho é a mesma coisa, por exemplo – trabalhamos duro por aquela promoção, entregamos os resultados, estamos prontos para receber o sonhado aumento que nos dará uma melhor qualidade de vida, mas de repente nos autossabotamos, damos para trás em algum aspecto, algo quase automático e perdemos a chance de mudança.

Isso ocorre pelo simples fato de nossas crenças nos limitarem e aquele medo veloz ser mais forte que o buscado sucesso. Sim o sucesso dá medo é preciso coragem para abraçá-lo, exige mais que força de vontade, exige uma crença positiva.

Como mudar isso ?

Aprendi diversas técnicas, mas estas são as mais simples e eficazes que conheço. Comece pegando duas folhas em branco, na primeira liste suas crenças limitantes – tudo que acha que te atrapalha, te coloca para baixo. Escreva de forma sem pensar deixe sair para fora. Após isso, na segunda folha escreva suas novas crenças que vão te levar onde quer na carreira. Por exemplo: na lista um – sou incompetente, na lista dois sua nova crença será – sou competente.

Terminado coloque a lista das novas crenças em um lugar visível para que leia todos os dias, isso vai modificar seus pensamentos e inconscientemente o levará a novos hábitos. Coloque por exemplo afixado na porta do armário, assim não terá como evitar.

Tome cuidado para as armadilhas do cérebro que fará de tudo para que você não as leia, pois, o comodismo é a ordem dele. Force este novo hábito e veja as mudanças na sua carreira.

" Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo." (Henry Ford).

ExibirMinimizar
aci baixe o app