Como aproveitar as vendas de fim de ano com essa crise

Estamos chegando ao fim do ano de 2015 e as expectativas e incertezas das vendas de fim de ano tem paralisado muitos empreendedores. O mercado vem se mostrando conservador e reativo em alguns momentos, mas não se desespere

Estamos chegando ao fim do ano de 2015 e as expectativas e incertezas das vendas de fim de ano tem paralisado muitos empreendedores. O mercado vem se mostrando conservador e reativo em alguns momentos, mas não se desespere. As vendas continuam, menores, seletivas, mais magras, mas a boa notícia é que vão continuar.

Para manter seu espaço no mercado você precisa olhar com bastante atenção para dentro da sua empresa, entender que precisa mudar para manter-se e que as vendas não serão arrasadoras. No entanto, se fizer bem o seu dever de casa pode se surpreender.

Abaixo selecionei os aspectos e dicas mais importantes para você ficar atento:

Começamos pelos custos: Avalie quais dos custos existentes são realmente necessários e renegocie, parcele as compras para manter seu giro de caixa, reduza os gastos e se possível corte alguns deles. Exemplo: Telefone, energia, água, material de expediente, papelaria, etc. Tome cuidado para não cortar custos que mexam na qualidade do seu atendimento ou produto.

Avalie o preço e a venda dos seus produtos. Veja qual a margem de lucro sobre cada produto, quais os mais vendidos e os menos vendidos. Os mais vendidos você pode considerar uma pequena redução na margem de lucro a fim de impulsionar a venda. Os menos vendidos reduza a margem como estratégia para manter clientes e aqueles produtos que você tem muito em estoque faça uma boa liquidação.

Fidelize os clientes. Serão muito bem vindos, agora para essa época do ano, descontos e promoções que sejam atrativos e vantajosos para os consumidores. Exemplo: compre três e ganhe a quarta peça, acima de X reais desconto de 10%, na compra de tantos produtos ganhe um brinde (um bom brinde!).

Abraços e bons negócios!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento