Como anda a relação com seus clientes?

Sabe aquela loja ou estabelecimento que você adora e não abre mão de frequentar?

Pare e pense em quais foram os fatores que te fazem ser tão fiel à uma loja, por exemplo. A qualidade dos produtos, o ambiente, o atendimento ou todo o conjunto?

Por trás de negócios bem sucedidos existem estratégias que foram traçadas para o alcance de tais resultados, e o relacionamento com o cliente deve ser considerado dentro desse plano.

Diversas lojas acabam perdendo clientes potenciais, e consequentemente vendas, por conta da má relação entre o vendedor e o seu público. Por exemplo, em lojas de vestuário feminino, as vendedoras entram em ação sem qualquer tipo de treinamento e formação, e acabam atuando sem detectar quais estratégias dão certo ou não. Assim, elas se fixam em um processo de tentativas, de erros e acertos.

A experiência da compra deve ir muito além da expectativa do cliente. Auxiliá-lo durante todo o processo de aquisição do produto, dando dicas e orientando para que ele faça o melhor proveito do que está prestes a adquirir, pode ser um grande diferencial para o bom desempenho de sua loja.

É exatamente este ponto que o serviço de relacionamento com o cliente trabalha, e os benefícios são para todas as partes envolvidas. Para o proprietário, ter um profissional de vendas qualificado reflete no aumento de número de peças por atendimento, além de um aumento na taxa de conversão de clientes que entram na loja. O vendedor ganha autonomia de trabalho, adquirindo segurança no que pode ser feito para vender mais e melhor. Já o cliente, terá uma usabilidade maior das peças que levou para casa com base naquelas informações que obteve durante o atendimento e a compra.

O método pode ser introduzido em qualquer momento da vida da empresa, mas se aplicado na equipe de vendas desde o início, os riscos de falhas durante o atendimento serão bem menores. O processo é realizado por meio de encontros semanais na própria loja. Para cada encontro nós temos um conteúdo que é executado na prática. Durante um período, a equipe me observa em ação, entendendo o porquê daquilo, e depois acontece o inverso, no qual avalio o desempenho de cada um da equipe de vendas.

Antes de acontecer as visitas, nós temos um encontro de aproximadamente três horas com toda a equipe reunida, para apresentar o conteúdo que veremos juntos durante os encontros.

Sabemos que a concorrência está sempre atenta para sair na frente, então, porque dar abertura para isso, não é mesmo? A primeira impressão pode não mudar, mas nós sim!

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