Café com ADM
#
Como alcançar o sucesso profissional e empresarial: planejamento e acompanhamento
Como alcançar o sucesso profissional e empresarial: planejamento e acompanhamento

Como alcançar o sucesso profissional e empresarial: planejamento e acompanhamento

Muitas pessoas acham difícil alcanças o sucesso profissional e/ou empresarial. Neste artigo apresentaremos que para ter sucesso é importante ter planejamento e acompanhamento deste planejamento que é o Balanced Scorecard

Muitas pessoas ficam se perguntando: Como posso alcançar Sucesso Profissional e /ou Empresarial? Existe uma fórmula? Como fazer? Respondo que almejar o Sucesso tanto profissional quanto empresarial não é fácil mas esta ao alcance de qualquer um. Isso independe de classe social, raça, origem, local onde nasceu, etc. o mais importante é a forma de condução da sua vida.

Nas empresas é extremamente importante o Planejamento Estratégico acompanhado do Balanced Scorecard (onde teremos os indicadores de desempenhos das áreas citadas no Planejamento Estratégico), porém poucas empresas tem um planejamento estratégico definido e quando possuem quase não colocam em prática fazendo com que o suceso delas demore ou nunca chegue. Agora imagine nas Pessoas Físicas! Quase ninguém se preocupa em fazer um Planejamento Estratégico Profissional e/ou Empresarial (esta distinção faço porque alguns querem ser grandes colaboradores e estar em altos cargos empresariais e neste caso teriam que possuir um Planejamento Estratégico Profissional e, temos aqueles que desejam serem grandes empreendedores com empresas de sucesso, logo teriam que possuir um Planejamento Estratégico Empresarial), logo fica muito difícil chegar a algum lugar sem saber para onde quer ir, que demonstra a falta de Planejamento Estratégico. Neste Planejamento Estratégico (seja profissional ou empresaial) tem que esta definido:

- A Missão – Quem sou eu? Qual a minha filosofia de vida? Como faço? Onde Faço? Para quem Faço? Onde faço?Porque faço o que faço?, etc. Respondendo estas perguntas conseguiremos construir nossa Missão Individual

- A Visão – Onde desejo Chegar?

- Meus Pontos Fortes e Fracos e minhas Ameaças e Oportunidades – Fazendo uma Análise S.W.O.T. verificaremos aonde somos bons e onde precisamos melhorar, assim como podemos ser inovadores e como se preparar frente a concorrência.

- Fatores Críticos de Sucesso (F.C.S) – Após a análise S.W.O.T. encontraremos nossos pontos fracos assim como nossas Ameaças que são nosso Fatores Críticos de Sucesso, ou seja, pontos que devem ser melhorados. Exemplo: Ponto Fraco pode ser a falta de um segundo idioma e devera ser definido uma meta para eliminar esse ponto fraco; outro exemplo são mudanças em Legislações para Advogados e Contadores que representam uma Ameaça caso não estejam atentos a tais mudanças e para que isso não ocorra é necessário atualização constante e assinatura de informativos.

- Gestão de Pessoas – No caso do planejamento para empreendedores é importante uma análise do perfil das pessoas que irão compor seu empreendimento e no caso profissional verificar como estamos em relação a trabalho e relacionamento com equipes.

- Parcerias – Verificar se tem algum tipo de parceira que poderá ser feita para ajudar a alcançar o sucesso profissional ou empresarial, lembrando que parceria é parceria somente quando existe o modelo “GANHA GANHA”, ou seja, todos os lados devem ganhar com a parceria e não apenas um dos lados.

- Operacional e Logistica – como desenvolvo hoje minha atividade? Será que posso melhorar a logística?

- Marketing – Como eu me divulgo e divulgo meu trabalho?

- Financeiro – Como esta meu salário atualmente e quanto desejo ganhar como colaborador ou empreendedor?

Após responder estas perguntas, teremos dado Inicio ao nosso Planejamento estratégico Profissional e/ou Empresarial. Agora é a hora de estabelecer metas e objetivos e começar a colocar em prática tal planejamento. Ao colocar em prática observaremos que as coisas começaram a fluir de forma natural, poderemos mudar alguma coisa, pois todo planejamento é flexível e o mais importante agora é alcançar as metas propostas e para facilitar nosso trabalho poderemos utilizar o BALANCED SCORECARD PESSOAL.

Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvad Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, em 1992 e que foi desenvolvida para empresas e que Hubert Rampersad, aprimorou em 2006 para as pessoas físicas, daí surge a expressão BALANCED SCORECARD PESSOAL.

Como utilizaremos tal metodologia? Na realidade é uma continuidade do Planejamento Estratégico e através dela criaremos indicadores para medir desempenho do que foi traçado no Planejamento e se realmente estamos seguindo corretamente para Alcançar nossa Visão e Estratégia, pois isto acontecendo o Sucesso tanto profissional quanto empresarial esta mais perto e será alcançado. Abaixo um modelo de Balanced Scorecard Pessoal:

1 - Financeiro – indicadores de ganho salarial e desejo almejado; investimentos financeiros realizados atualmente e futuros; etc.

2 - Aprendizado & Crescimento – indicadores de aperfeiçoamento profissional como por exemplo cursos realizados durante o ano, palestras assistidas, aprendizado de novos idiomas e informática, etc.

3 - Processos Internos – Aplicação dos aprendizados nos processos internos tanto os que já são pontos fortes quantos nos que são pontos fracos (principalmente). A aplicação de tecnologia pode ser um ponto fraco que pode ser resolvido com cursos e palestras.

4 - Clientes & CEOs – indicadores do volume de clientes que possui atualmente e o esperado por períodos; cargo ocupado e crescimento dentro da companhia; etc.

É importante ressaltar que todos estes quadrantes interagem e com a melhoria de cada um deles alcançaremos nossa Visão e Estratégia que é o Sucesso. Como abordado acima é uma continuidade do nosso Planejamento Estratégico, onde acompanharemos através dos indicadores que criaremos nossa evolução Então não fique de braços cruzado e comece agora mesmo a montar seu planejamento pessoal e sucesso na sua trajetória.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.