Como agir em tempos de crise

Além das típicas formas de se enfrentar a crise como aumentar as cobranças dos débitos e reduzir os gastos, o artigo trará outras opções e apresentará a necessidade de contratar empresa multidisciplinar para enfrentá-la de forma mais serena

Em tempos de crise geralmente alguns empresários pensam que a melhor maneira para sair dela é aumentar as cobranças e reduzir a quantidade de clientes em débito. Ocorre que este pensamento não é o melhor, pois, se a crise está apertando aos empresários, qual o motivo de não estar ruim também para os seus clientes? Não estamos aqui dizendo que se deve deixar de cobrar, mas que na maioria dos casos os devedores estão em condições tão ruins que o único valor disponível são os que se encontram em poupança e impenhoráveis.

Outra forma de passar pela crise é reduzir custos. Parece simples falar, mas que muitos não entendem o que fazer para alcançar este fim. Alguns se perguntam se esta resposta é demitir funcionários, reduzir o consumo de escritório ou se é baratear seus serviços. Em alguns casos estas opções são válidas, mas não são as únicas saídas.

Geralmente é esquecido dois pontos dentro do custo fixo que acreditamos ser muito importantes para a redução de gastos. Se há empréstimos e financiamentos podemos rever o quanto está sendo pago, pois, normalmente temos juros ou capitalizados ou acima da média de mercado ou cobrados divergentes dos contratados. Além destes pontos, quando há alguma reserva, não descartamos a possibilidade de se requerer a quitação antecipada e reduzir consideravelmente o valor do débito.

Outro ponto importante para reduzir o impacto da crise é fazer uma auditoria tributária. A auditoria tem a função de analisar se todos os tributos pagos estão corretos. Uma equipe altamente qualificada e atualizada nas legislações podem reduzir consideravelmente os valores pagos. Além disso, algumas teses tributárias podem lhe dar um suporte neste momento.

Assim, uma assessoria multidisciplinar apresentará a auditoria tributária, administração dos recursos humanos, de análise de mercado, de estoque e um corpo jurídico que analisarão os contratos trabalhistas e consumistas tudo em um único pacote de serviços para a minimizar a crise.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento