Como a automação de marketing pode ajudar a manter seu emprego em 2016
Como a automação de marketing pode ajudar a manter seu emprego em 2016

Como a automação de marketing pode ajudar a manter seu emprego em 2016

Implementar uma plataforma de automação de marketing na sua empresa, portanto, é contar com um aliado para manter o seu emprego e o de sua equipe em 2016, por otimizar o trabalho e garantir resultados efetivos

Quando a crise econômica atinge as empresas, os profissionais de marketing e vendas costumam ser as primeiras vítimas. As más notícias começam com o corte das verbas de publicidade e a revisão dos percentuais de comissão e bônus. Depois, se o faturamento continua em baixa, são obrigados a renegociar os contratos das agências e economizar nas despesas de combustível para visitar ou atender os clientes. E se mesmo com tudo isso a situação não se reverte, corre-se o grande risco de ter de atualizar o currículo do LinkedIn para a categoria "em busca de recolocação profissional".
Para quem sobrevive, o cenário não é muito animador. Por um lado, resta resistir à pressão por mais resultados com menos recursos e equipes mais enxutas; por outro, conviver com o fantasma de ser o próximo da lista de cortes da companhia.
Se você se encaixa neste cenário, uma recomendação: faça uso da tecnologia para reverter esse quadro!

Plataformas de automação de marketing, por exemplo, vêm sendo cada vez mais adotadas por aumentar a produtividade das ações comerciais e de publicidade, provocando uma redução nos custos. De acordo com pesquisa realizada com profissionais de marketing dos EUA, onde a ferramenta é amplamente utilizada, 79% apontaram a automação de marketing como principal responsável pelo aumento das receitas de suas empresas. Entre outros benefícios citados, ela foi responsável por aumentar o índice de conversão das campanhas em 50%, reduzir o custo por lead em até 70% e aumentar o faturamento entre 25% e 45%. Adicionalmente, obtiveram taxas de crescimento 10% maiores que os concorrentes.
Abaixo, destacamos 5 características da ferramenta que reforçam a sua importância nesse momento:

1) Produtividade: como o próprio nome diz, uma de suas principais vantagens é automatizar atividades necessárias mas extremamente trabalhosas por terem de ser executadas repetidamente, como ações de e-mail marketing de múltiplos estágios para segmentar os leads de acordo com a evolução no funil de vendas. Dessa forma a ferramenta permite não só efetivamente "fazer mais com menos" como direcionar seus esforços para atividades mais relevantes, como o planejamento de estratégias e monitoramento dos indicadores.

2) Retorno das campanhas: a possibilidade de segmentar e qualificar os leads de acordo com diferentes necessidades e estágios de interesse é apontado por 80% dos profissionais de marketing dos EUA como principal benefício da automação de marketing. O motivo é o alto retorno: campanhas segmentadas melhoraram os índices de conversão em 355% e a receita em 781%, segundo a Jupiter Research.
3) Alinhamento entre marketing e vendas: em vez de se complementarem, as duas geralmente atuam como concorrentes, o que acaba trazendo consequências para o faturamento. Embora não resolva o problema por si só, a plataforma de automação de marketing é ferramenta essencial para promover o alinhamento das áreas por estabelecer objetivos e processos comuns, compartilhar informações sobre o mercado e os clientes e agregar os dois lados no processo de geração de leads qualificados. Organizações que conseguiram transformar marketing e vendas em parceiros obtiveram 32% de aumento nas receitas.
4) Relevância do marketing: painéis dinâmicos fornecem relatórios com total visibilidade sobre a performance das ações de marketing (SEO, PPC, redes sociais, e-mail marketing, landing pages, sites) permitindo aos profissionais de marketing e vendas acompanhar a jornada do cliente até a conversão e demonstrar a performance e resultados de suas campanhas por meio de diversos tipos de indicadores.
5) ROI: de acordo com levantamento realizado pela Focus Research, 80% das empresas que implementaram soluções de automação de marketing e vendas tiveram retorno sobre o investimento (ROI) em menos de 1 ano, sendo 44% delas em menos de seis meses.
Implementar uma plataforma de automação de marketing na sua empresa, portanto, é contar com um aliado para manter o seu emprego e o de sua equipe em 2016, por otimizar o trabalho e garantir resultados efetivos.
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