Comando X Liderança

Você se considera um bom chefe? Ou você se considera um bom líder?

Você se considera um bom chefe? Ou você se considera um bom líder?

Pode não parecer, mas são dois conceitos bastante distintos. Talvez você já até tenha ouvido falar que chefe e líder não são a mesma coisa, mas não entenda exatamente por quê e como são diferentes. E para profissionais em cargos de gestão de pessoas, pode ser um erro fatal.

Comandar uma equipe, ou seja, ser chefe, significa dar ordens. O profissional não interage com os colaboradores, não os incentiva e não passa segurança para eles – o chefe pressiona, cobra resultados e não dá recompensas.

Liderar uma equipe, por outro lado, significa que o profissional se mantém atento às expectativas dos colaboradores. O líder não só conversa com seus funcionários, como os ouve e os respeita. Entende as necessidades de cada um, sem fazer generalizações.

No entanto, assim como comandar uma equipe pode ser uma decisão fácil, liderar é um processo mais complexo. O líder precisa ter determinadas características, que nem sempre lhe são intrínsecas. E profissionais das áreas de exatas parecem ter ainda mais dificuldades em desenvolver tal perfil.

Motivação e Produtividade

O aspecto fundamental que faz dessa distinção necessária é a correlação direta entre a motivação profissional e a produtividade.

Um funcionário que enxerga seu superior como chefe, como alguém autoritário e que impõe metas dificilmente se sentirá motivado. Sentir que as responsabilidades são suas, e não ser reconhecido pelo bom trabalho e sucesso da atividade, mas ser responsabilizado por erros e fracassos, faz com que o colaborador tenha medo do chefe e, portanto, trabalhe desmotivado e sob pressão todo o tempo. E um ambiente de trabalho estressante é o oposto do que se espera para alta produtividade.

Por outro lado, se você admira e respeita seu superior, o verá mais como um líder, alguém para se espelhar e inspirar. O líder se disponibiliza para aconselhar o funcionário e exaltar suas qualidades e habilidades, conduzindo-o à melhores atuações profissionais. Um colaborador motivado, sente-se parte de uma equipe, divide vitórias e derrotas. Isso não só aumenta a produtividade, como torna todo o processo mais eficaz.

Isso é mais claramente perceptível em projetos cujo prazo de entrega é curto. O líder se une à equipe e, juntos, atingem o resultado esperado.

O que é preciso para ser um bom Líder?

Até aqui você já deve ter entendido a importância da liderança e todas as suas consequências benéficas. E se você não é um líder nato, mas tem o desejo de ser um profissional melhor, separamos alguns conselhos.

O primeiro passo é tomar a decisão e começar a efetuar mudanças no seu comportamento que suportem essa decisão. Uma boa maneira é inspirar-se em grandes líderes para, então, adicionar sua personalidade. Dentre as características para um bom líder, destacamos:

  • Aceite riscos e erros: você é o líder, mas também é humano, riscos e erros agregam aprendizado e experiência de vida; prepare-se para esta possibilidade e esteja pronto para agir quando ela acontecer;
  • Seja empático: coloque-se no lugar de seus colaboradores;
  • Seja autoconsciente: saiba o tipo de profissional que você é e as suas limitações, assim suas decisões serão mais racionais e beneficiarão a empresa;
  • Ouça as expectativas da equipe: só assim poderá superá-las;
  • Cumpra o que prometer;
  • Comunique-se: o que você souber, a equipe deve saber; comunicação é a chave para eficiência e obtenção de resultados;
  • Aprimore-se constantemente: seja expert no assunto e ofereça inovações para seus colaboradores;
  • Saiba diferenciar as necessidades de cada integrante da sua equipe, assim você poderá tratar cada um da maneira mais apropriada;
  • Gerencie seu tempo: seja organizado, tenha um planejamento, filtre informações, estabeleça prioridades e tome atitudes adequadas;
  • Coloque-se à frente: um líder deve ser capaz de antecipar obstáculos e situações controversas para estar preparado e tomar decisões corretas;
  • Reconhecimento: saiba identificar o seu valor e o de cada membro da sua equipe, ninguém deve ser mais importante ou valioso do que ninguém;
  • Não tenha medo: reconheça as habilidades de possíveis sucessores;
  • Seja franco: dê feedbacks verdadeiros e sinceros, mas sem grosserias.

Como ser um Líder

Mas depois de ler este artigo você percebeu que está um pouco mais inclinado para a chefia, do que para a liderança. E agora? O que fazer?

Como dito anteriormente, o primeiro passo é ter a consciência e a vontade de mudar. Se você precisa de mais algum incentivo, neste artigo você encontra mais informações sobre liderança em Tecnologia da Informação.

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