Coaching x Mentoring

Você sabe a diferença entre coaching e mentoring? Ambos atuam visando a aprendizagem e o desenvolvimento profissional e pessoal dos trabalhadores. Porém, existem umas pequenas diferença entre eles

Coaching é um exercício de liderança voltado para alinhar as necessidades da empresa com as necessidades de desenvolvimento de seus colaboradores. Ele estimula reflexões para potencializar o desempenho de um individuo, a fim de desenvolvê-lo tanto no âmbito profissional como pessoal. Ele estimula a pessoa a agir para sair de uma situação e alcançar o resultado almejado.

Por meio do coaching é possível haver um dialogo para tratar e confrontar assuntos vitais, além de ser um instrumento prático para desfazer obstáculos que dificultam o sucesso.

Esse processo envolve duas pessoas, o coach e o coachee, também conhecido como cliente. O coachee é o individuo que passa pelo ciclo de coaching, com o desejo de seguir adiante, adquirir novas habilidades, competências e se desenvolver. O coach é o profissional que direciona, aplica o coaching, tendo a metodologia adequada e ferramentas apropriadas. Esse profissional detém de conhecimento para ajudar a pessoa, o coachee, a chegar a seus objetivos. O coach tem o papel de fazer as perguntas para que o coachee possa observar sua situação de um novo ângulo, questionando a maneira como o liderado age em relação aos resultados que almeja alcançar.

O foco do coaching é voltado para resultados, tendo como cenário o presente e o futuro, com o único objetivo de que o coachee a alcance as suas metas e objetivos.

O mentoring tem como eixo a carreira profissional dentro da organização, estando associado à carreira, ao desenvolvimento pessoal e à mudança. É um processo de transferência de sabedoria, no qual o individuo aprende com outro que possui larga experiência.

O mentor tem o papel de compartilhar suas experiências e conhecimentos com o iniciante, com o intuito de potencializar habilidades, conhecimento e gerar mudanças, visando o desenvolvimento do mentorado. Ele tem como centro a carreira, a transmissão de valores, visão e missão da organização.

É uma abordagem de orientação profissional e pessoal, no qual o mentor de vasta experiência e grande sustentação teórica e prática repassa e orienta um profissional menos experiente. Ele é feito através de conversas para orientação e aconselhamento referente à rotina e atividades da empresa.

Ao contrário do coaching, o mentoring envolve, além do presente e futuro, o passado do iniciante. O mentor ensina como agir no âmbito profissional e na carreira, visando incrementar as competências profissionais do mentorado.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento