Coaching - um novo olhar sobre si

Artigo aborda o processo de coaching como fator de desenvolvimento humano sob o prisma da autoconsciência. Esclarece ainda o papel do coach e do coachee neste processo transformacional

O ser humano, em sua essência, é um ser dialético. Filosoficamente entende-se que buscamos alcançar respostas através da contraposição e reorganização das nossas ideias, assim toda pessoa tem conhecimento pleno da verdade contida dentro de sua alma e somente precisa ser estimulada através de reflexões capazes de despertar dimensões adormecidas na sua consciência.

Em sua natureza, o coaching nos convida a construir e continuar nosso caminho de auto realização através da reflexão interna, pois a arte da transformação tem como pedra angular a tomada de consciência sobre si; a expansão de consciência sobre nós mesmos e sobre tudo que nos rodeia proporciona alcançar nosso próprio equilíbrio vital além de gerar relações harmônicas com nosso entorno.

O coachee é um cliente ativo que realiza a sua história e em seu realizar projeta-se e transcende-se, e deste modo se liberta do determinismo de seu passado. O coaching não pretende ensinar mas sim aprender, e este conhecimento surge reconhecendo que as respostas encontram-se no coachee, assim o ressoar na mente consciente de novos pensamentos e ideias que convergem à mudança ocorrem a partir da destreza do coach de fazer perguntas e gerar no coachee profundas reflexões sobre seus valores, crenças, identidade, missão, propósito de vida.

As experiências vivenciadas no passado se consolidam como a história de vida de cada pessoa, porém o trabalho do coaching está orientado ao quê e ao como, nem tanto o por quê das coisas e condutas; é um processo que converge num olhar diferente e mais positivo nos âmbitos pessoal e profissional, superando as limitações intelectuais e emocionais. O processo de coaching requer do coachee uma vontade ativa para alcançar os objetivos traçados, focando no que há para potencializar bem como as oportunidades de melhoria.

O coach (profissional de coaching) não inculca ideias nem crenças, atua como facilitador auxiliando o coachee a identificar, construir e apresentar soluções para suas necessidades no processo. Há em cada um de nós um poder e uma inteligência que transcendem o intelecto, ao abrirmos nossas mentes todas as respostas serão encontradas dentro de nós. Torne-se o que potencialmente você já é!

Publicado originalmente no site Coach For Change

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento