Coaching pode ser usado como ferramenta contra a baixa autoestima

Você já se viu em uma situação de desequilíbrio emocional, em que as influências externas impactaram em suas crenças sobre si próprio, fazendo com que perdesse o controle? Infelizmente, isso vem se tornando cada vez mais comum em nossa sociedade. Seguindo esta linha de raciocínio, a autoestima é construída a partir da imagem que temos de nós mesmo, e independente de qual área da vida estivermos falando, acreditar em si próprio é o primeiro passo para obter sucesso.

Pessoas com autoestima elevada conseguem se relacionar melhor, têm mais facilidade em fazer amizades e em enfrentar desafios e, portanto, conseguem lidar melhor com situações estressantes. Do outro lado desta realidade, pessoas com autoestima baixa tendem a ter mais dificuldades para se relacionar e para lidar com desafios. Logo, sofrem mais com o estresse e podem até mesmo apresentar sintomas físicos e psicológicos.

O Life Coaching é a área do Coaching que trabalha a autoestima, na qual o coach tem o papel de estimular o coachee a olhar-se sob um ângulo diferente. A autoestima não é algo estático, ela muda cotidianamente, mas para isso é preciso trabalha-la. Por isso, nas sessões de Coaching são levadas à reflexão ações para que o coachee transforme aquilo que o incomoda. Normalmente, este é um processo que tem a velocidade que o coachee quer ou tem condições de dar. O interessante é o mergulho nas questões que fundamentam o juízo de que “o que sou não é suficiente, e a ressignificação do que faz sentido ou não”.

A autoestima pode ser trabalhada cotidianamente, em pequenas ações, como cuidar-se melhor; reservar um tempo livre para fazer as coisas que você gosta; amar-se antes de amar o outro; ser gentil e generoso consigo; estar aberto a coisas novas; estar sempre perto de quem te ama e te faz bem; não tentar resolver problemas que estão fora do seu controle; saber quais são seus limites e valorizar as suas próprias vitorias. Que tal experimentar mudar aquilo que não faz mais sentido para você? O momento é agora. Pense nisso!

ExibirMinimizar
aci baixe o app