Coaching pelo Skype

Descubra como realizar uma sessão de coaching pelo skype com qualidade de presencial.

Eu tenho recebido muitos e-mails de pessoas que perguntam sobre a eficiência de sessões de coaching via Skype, através de outros programas sem ser o Skype. Esse também é um tema frequentemente abordado em fóruns de discussão de coaches profissionais.

Minha opinião sobre o coaching pelo Skype pessoal é muito simples: o ideal ainda é o atendimento presencial, pois permite um contato e uma interação muito mais intensa entre coach e coachee. Mas sempre que houver dificuldades para o atendimento presencial o atendimento online é sim uma opção muito eficiente.

Cada vez mais eu utilizo desta ferramente e posso dizer que 80% de meus atendimento hoje são online.

Vantagens do Coaching via Skype

A vantagem do coaching via Skype para o cliente é tornar o atendimento viável quando não há um profissional disponível em sua cidade, quando sua agenda, distância ou o estado de saúde dificultem o deslocamento.

O profissional também tem muitas vantagens: seu campo de atuação deixa de ficar limitado à sua cidade e vai além das fronteiras de seu próprio país; alguns colegas meus já fazer atendimento internacional. Você pode realizar o atendimento de sua residência ou escritório, mas muitos cuidados devem ser tomados.

A economia é muito grande ao realizar um atendimento online para o profissional, om aluguel de sala e deslocamento.

Muitos colegas me perguntam se o atendimento online deve ser mais barato que o presencial devido ao custo ser reduzido. Eu não recomendo que faça isso, pois a eficiência e profissionalismo será a mesma. até hoje nenhum de meus clientes reclamaram de valores pelo fato do atendimento ser online.

Desvantagens do Coaching por Skype

Há algumas desvantagens no coaching por Skype:

  • o atendimento online somente funciona bem com clientes bem familiarizados com o uso da internet;
  • A sessão pode ser prejudicada sempre que houver variação na qualidade da transmissão, produzindo perda ou instabilidade no áudio e no vídeo. O nível de qualidade da internet brasileira ainda deixa muito a desejar, e esses problemas ainda ocorrem com alguma frequência;

Recentemente participei de um hangout e de uma reunião com outros coaches do Brasil. A minha velocidade de conexão estava boa, mas de outros colegas não suportou. Eu recomendo que se a conexão cair no meio da sessão, você já deixe combinado com o coachee que irá continuar pelo telefone, ou seja, ligue de imediato para ele para não perder o momento.

Dedicação entre o Coach e o Coachee, o segredo do sucesso

O que considero muito importante nas sessões de coaching via Skype para que funcionem bem:

  • tem que haver um acordo sério de dedicação exclusiva entre o coach e seu cliente;
  • Peça ao seu cliente que não abra e-mails, não entre no facebook, desligue seu celular e sem Whatsapp. Deixe claro que você estará 100% com ele e que precisa dele 100% com você.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento