Coaching “O grande Milagre”

Desde que fiz minha formação como Coach Profissional venho recebendo muitas perguntas de amigos, clientes e diversas pessoas curiosas sobre o assunto, me questionando a respeito do que seria de fato esse tal de coaching

Metodologia do Coaching

A metodologia do Coaching pode ser definida como “um mix (grifo meu) de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia positiva, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico entre outras.” Fonte site IBC.

Coaching e outras abordagens

Observo que o Coaching comumente é confundido com outros tipos de abordagens, tais como consultoria, treinamento, mentoring, psicoterapias, entre outras.

Essa confusão pode vir também da ideia de alguns profissionais Coaches também atuarem com outras abordagens de acordo com sua formação e experiência, e isso não tem nenhum problema, desde que fique claro para o cliente o que é cada abordagem e quais seus limites para que não seja feita uma “confusão de metodologias” o que poderia causar questionamentos sobre a eficácia do processo.

Coaching “O grande Milagre”

Se você está pesquisado sobre o que é coaching, pois já ouviu dizer que se trata de uma prática milagrosa, me desculpe te desanimar, mas eu como profissional Coach acredito que se existe algo milagroso dentro do coaching é verdadeiramente a força interior que cada indivíduo tem de se superar e ir além.

Coaching x Consultoria

O consultor é o profissional que atua para solucionar problemas do negócio, podendo ser especialista em determinadas áreas como marketing, financeiro, pessoas, ou ainda pode olhar para o negócio de forma global, buscando identificar pontos críticos e sugerindo como resolver, o consultor atua diretamente com o negócio e não com as pessoas.

Coaching x Treinamento

O treinamento é uma forma de adquirir habilidade e conhecimentos onde o treinador é o especialista no assunto e passa seu conhecimento ao treinando, no coaching o cliente é o próprio especialista e o profissional Coach apoia no sentido de desenvolver ou potencializar suas próprias habilidades.

Coaching x Mentoring

O Mentor é o profissional que com grande experiência e expertise em uma determinada área orienta e auxilia na formação de um novo profissional que queira seguir seus passos.

Coaching x Psicoterapia

As psicoterapias são métodos utilizados para tratar a psique dos indivíduos, existem diversas formas de psicoterapias, mas o que é comum entre elas é a fala do paciente e a escuta do psicoterapeuta talvez seja ai que se instale a comparação com o Coaching.

Porém a diferença está no objetivo, o que a psicoterapia trata é de resolver problemas emocionais, trata da saúde da psique dos indivíduos, até mesmo de transtornos de personalidade, busca alívio para sintomas da alma que podem até estar somatizados no corpo enquanto o coaching busca o crescimento mental, gera novas alternativas ao invés de corrigir.

Inclusive para que uma pessoa possa passar por esse processo é preciso que ele esteja emocionalmente saudável, pois só assim é possível estabelecer estratégias e focar em suas metas e objetivos para o futuro. É como dizer que um psicoterapeuta age como um arqueólogo e um Coach como um arquiteto.

O que é Coaching

Coaching é uma metodologia extremamente eficaz que permite o desenvolvimento humano e a potencialização de resultados à medida que através da técnica diretiva é possível auxiliar o indivíduo a explorar dentro de seu próprio entendimento o que é o seu SER, seu propósito, sua missão, desmitificando suas próprias crenças e paradigmas, facilitando assim o processo de tomada de decisão e planejamento de vida, de carreira, etc..

Qual abordagem é melhor para você?

Se você chegou até aqui com um entendimento um pouco mais amplo sobre os diferentes tipos de abordagens, e com informações que lhe permitam refletir sobre qual delas verdadeiramente você acredita que vai gerar mais impacto significante para você, eu cheguei ao meu objetivo.

Não importa qual você escolha, o importante é não ficar parado esperando que alguém faça algo por você.

E da próxima vez que você ouvir falar sobre Coaching “O grande Milagre”, analise, pondere, pesquise referências sobre o profissional e lembre-se que o seu milagre está dentro de você

Você quer um milagre?

Seja o milagre.

Forte abraço!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento