Clima organizacional nas empresas

Atualmente, além do raciocínio lógico e matemático, pode-se dizer que a competitividade e o sucesso das organizações está ligado às competências, habilidades interpessoais e atitudes dos seus profissionais

Dentro de um mercado competitivo e globalizado, onde estamos suscetíveis a todo o tipo de informações, é necessário estar atento para distinguir o que pode ser aproveitado no cenário onde estamos inseridos. Assim, a rotina diária passa a envolver além das tarefas, os sentimentos de cada um, a capacidade de percepção, a dedicação ao trabalho, o reconhecimento e a forma como percebem sua importância para a empresa, sendo por isso consideradas o seu maior diferencial competitivo.

Alguns pesquisadores consideram que a produtividade das pessoas está diretamente ligada ao seu nível motivacional e por isso julgam ser importante, além de bons salários e benefícios, analisar constantemente o clima na organização, identificando possíveis conflitos e desconfortos para resolvê-los com rapidez e eficácia. Equipes motivadas, felizes, valorizadas, adequadamente treinadas e conscientes do seu papel dentro da organização estarão mais capacitadas para desempenhar as tarefas, comunicar-se com clareza e transmitir segurança aos clientes.

Sendo assim, como as empresas estão crescendo e passando por diversas mudanças, busca-se investigar sempre como está o clima na organização. As pessoas estão satisfeitas? Reconhecem sua importância para a organização? O que pode ser feito para melhorar?

Fique sempre atento ao comportamento das pessoas na organização, pois ele pode ser um reflexo da empresa.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento