Café com ADM
#

Clima organizacional: 6 dicas para criar um clima que favorece o comportamento criativo

Sua empresa possui um clima que favorece a criatividade? Se não algo precisa ser feito para mudar esse cenário, pois, uma organização sem criatividade é semelhante a um pássaro sem asas, ou seja, ela pode até estar viva, porém, nunca poderá voar.

A cultura organizacional de uma empresa criativa é aquela que permite que seus cooperadores tenham poder dentro da empresa, ou seja, que tenham a liberdade para explanar suas ideias, tomar decisões e principalmente cometer erros.

Sabemos que criatividade é algo que exige conhecimento, perseverança, curiosidade e atitude, sendo assim, todas as partes envolvidas com a organização devem se unir em prol da criação de um clima que privilegie esses fatores.

6 dicas para criar um clima criativo em sua empresa:

1 – Dar poder as pessoas: dar liberdade para o cooperador poder colocar em prática suas ideias, sem que haja empecilhos. Em outras palavras, é dar poder de decisão para o funcionário, de modo que o mesmo contribua com seus pensamentos para aumentar o nível intelectual da organização.

2 – Desenvolver as pessoas: dar cursos e treinamentos para que o cooperador tenha uma base intelectual sólida, fazendo com que o mesmo tenha capacidade para entregar soluções inteligentes para os respectivos problemas que a organização possui.

3 – Recompensar as pessoas: retribuir o colaborador por seus trabalhos bem feitos, ou seja, reconhecer quando alguém realizou uma tarefa de forma eficiente e premiá-lo por isso. Esse ato é importante para manter o funcionário motivado e consequentemente mais produtivo.

4 – Liderar as pessoas: é missão da liderança auxiliar os colaboradores, removendo todas as barreiras para que os funcionários tenham tranquilidade para colocar seus pensamentos em ação. Cabe também à liderança aceitar e incentivar a diversidade entre os cooperadores, de modo a enxergar positivamente os pensamentos antagônicos entre os mesmos, pois, é através de argumentos contrários que surgem grandes ideias.

5 – Unir as pessoas: o trabalho em equipe é fundamental para uma empresa alcançar a criatividade, haja vista, que a competitividade entre as organizações é acirrada, e com isso, a única forma que elas possuem para alcançarem a diferenciação é ter “vários talentos unidos”, pois, o segredo não é ter uma estrela, mas sim uma constelação.

6 – Confiar nas pessoas: permitir que o cooperador tenha falhas no decorrer dos processos organizacionais, de modo que o mesmo aprenda com os erros e também que ele saiba reconstruir uma ideia que deu errado, haja vista, que muitas grandes ideias não nascem perfeitas e precisam ser aprimoradas, de modo que a excelência está na melhoria da mesma.

Com o mercado dinâmico e instável em que estamos inseridos hoje, a criatividade é um atributo fundamental para que as organizações mantenham-se competitivas e ágeis, alcançando o sucesso através das ideias inteligentes que são produzidas por aqueles que são a fonte de conhecimento de qualquer empresa, a saber: os colaboradores.


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.