Clientes cada vez mais exigentes

O nível de atendimento ao cliente precisa ser constantemente aprimorado nas empresas, o profissional da área precisa estar sempre se preparando, investindo, buscando conhecimentos e recursos para melhorar o atendimento, pois os consumidores estão buscando novidades, ficando mais exigentes, e com isso é necessário satisfazer suas necessidades e desejos

Um dos principais responsáveis pelo sucesso e futuro de uma empresa é o atendimento que liga a empresa ao cliente. O cliente sendo bem tratado, facilmente será conquistado sua simpatia, fazendo com que este leve uma boa impressão da empresa, podendo voltar outras vezes, e até divulgando o bom atendimento.

Segundo Kotler, (2000, p.462), “Clientes cujas reclamações são resolvidas de modo satisfatório acabam se tornando mais fieis à empresa do que aqueles que nunca ficaram insatisfeitos.”.

O cliente gosta de ser tratado com atenção no atendimento, objetivando a satisfação e o encantamento, podendo estabelecer vínculos de amizade e respeito. Mas para que isso ocorra é preciso que no atendimento realizado, o serviço seja eficiente, e principalmente que o colaborar, o qual presta o serviço, busque agilidade, buscando sempre conhecer o produto ou serviço prestado, mostre disposição no atendimento e empenho para superar as expectativas do cliente.

Portanto é necessário observar tanto a satisfação, como também a insatisfação do cliente com o atendimento recebido, pois o que esta em jogo é a imagem da empresa, que ficara comprometida e não a do colaborador prestador do serviço, no caso de um mau atendimento. Ressaltando que também a devida qualificação do colaborador, prestador do serviço, designado e fundamental para que este sempre mantenha uma postura que mostre disposição e interesse, pois ninguém gosta de se relacionar com uma pessoa que parece estar cansada, desinteressada ou mal-humorada. À vista disso é bom saber separar os problemas pessoais dos profissionais focando em seu melhor desempenho.

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