Cinco passos para melhorar sua inteligencia competitiva

Cinco passos para melhorar sua Inteligencia Competitiva Por Rita Toscano Os negocios estao mudando a cada momento. Assim tambem é com sua concorrencia. Como voce faz para manter-se competitivo? Como voce analisa seus concorrentes e usa as informaçoes de maneira efetiva no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de marcas? É porisso que a Inteligencia Competitiva (CI) é tao importante. Existem muitas maneiras de avaliar empresas e tendencias. Claro que voce pode usar ferramentas antigas. Mas tente sair da caixa ao obter informaçao. O melhor de tudo é que boas informaçoes sao gratuitas. Implementar as taticas que seguem vai ajudar voce a ganhar informaçoes valiosas dos concorrentes e o farao brilhar para a diretoria da sua empresa. 1 Crie um plano de CI. Crie um plano, com objetivos, estrategias e taticas e elabore um mapa para gerenciar seus esforços em CI. 2 Tire a CI da gerencia de produto. Voce sabia que sua empresa ja tem alguns dos melhores experts em tendencia da industria onde voce atua? Liste que ajuda os times de vendas, serviço ao cliente e outros funcionarios podem oferecer a voce. Isso fornece uma jogada 1-2-3: 1 voce obtem informaçoes que vao colaborar no desenvolvimento de produto e nos esforços de atingimento de metas corporativas, 2- voce estara mantendo relacionamentos dentro da empresa e 3 voce esta desenvolvendo credibilidade e sera visto como valor agregado para a empresa. 3 Seja criativo com as taticas externas. Nao despreze as fontes internas, como na dica 2. Agora, enxergue as fontes externas. Para conseguir ter uma visao rapida e objetiva, voce precisa exercer sua criatividade. Veja estas dicas: 1. Nao despreze as antigas fontes, como analistas e contatos de midia, procure receber amostras, fazer downloads nos sites dos concorrentes, sites de revistas especializadas no segmento, etc. 2. Aumente seus esforços de Internet na busca da informaçao. Para ser criativo, manipule as informaçoes de varias maneiras, como:  procurar no site das companhias sobre linhas de produtos, metas, valores, etc  conduzir a busca em sites de busca como Google, Yahoo, etc  usar links de discussao e foruns para ganhar conhecimento  pesquisar associaçoes, portais, publicaçoes, etc  pesquisar por vagas de emprego nessas empresas, perfis dos colaboradores, etc 3. Pesquise prospects, clientes, vendedores, distribuidores, etc sobre seus concorrentes 4. Procure por informaçoes locais e outras fontes para pesquisar sobre seus concorrentes 5. Conduza CI em feiras e eventos. Isso inclui conversar com os concorrentes, ir em apresentaçoes dos concorrentes, ver as demos de produtos, etc. Existem muitas ideias diferentes. Procure por novas dicas nos sites www.competia.com e www.scip.org . 4. Desenvolva uma matriz de CI. Depois de conduzir a pesquisa, crie uma matriz com as informaçoes que voce nao conseguiu. Talvez seja uma boa ideia distribuir na intranet da sua empresa, para conseguir colaboraçoes de outras pessoas. Estas informaçoes sao beneficas nao so para o Marketing, como tambem para Vendas, RH e SACs. Com esse exercicio, voce sera capaz de identificar as fraquezas e forças, identificar oportunidades e ameaças e melhorar seu posicionamento no mercado. 5.Como lider de CI, voce precisa agir eticamente, responsavelmente e legalmente. A empresa Fuld & Company desenvolveu os Dez Mandamentos do Profissional de CI: 1. Nao minta ao representar sua empresa 2. Observe as normas legais de comportamento da sua empresa e das outras 3. Nunca grave as conversas 4. Nao distribua propinas 5. Nao implante escutas 6. Nunca deixe de ser objetivo numa conversa 7. Nunca obtenha nem forneça preços 8. Nunca distribua informaçoes nao confirmadas 9. Nunca roube um segredo de uma empresa, nem force ninguem a fazê-lo 10. Nao pressione alguem por informaçao se isso ameaçar o cargo dessa pessoa. Planejar, pensar, ter criatividade, nivelar as informaçoes e agir de maneira responsavel vao capacitar voce a gerenciar um programa de CI eficiente. Como resultado, voce constroi sua credibilidade, tanto na empresa como fora dela. Rita de Cassia Toscano é consultora de marketing e professora de marketing para cursos de MBA na area de administraçao e TI. Para contatos, envie email para ri_toscano@yahoo.com
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