Cinco Comportamentos de Sucesso dos Profissionais

Amar trabalhar, jogar em time e atitude sustentável estão entre os comportamentos mais buscados pelas empresas

Já se perguntou sobre os principais comportamentos profissionais buscados pelo mercado, além daqueles específicos de cada cargo? O consultor empresarial Waldez Ludwig (2010) e o educador e treinador corporativo Marcelo Sousa (2011) afirmam que o perfil profissional ideal para as empresas tem muito mais haver com o comportamento e com as atitudes do que propriamente com o conhecimento. Alguns desses comportamentos que as empresas buscam nos candidatos às vagas de emprego foram elencados pelos estudiosos citados e pelo especialista em treinamentos comportamentais Victor Martínez (2011):

1. Amar Trabalhar

O profissional não pode achar que trabalhar é uma "praga" que se abateu sobre ele e vai ter que ir para o "sacrifício" toda segunda-feira de manhã cedo em diante. Às vezes ele pensa vai para o "sacrifício" porque até porque vai para uma sala de aula ser treinado. Durante o processo seletivo, ele deve provar que está sensivelmente interessado nas dinâmicas, testes, na entrevista de seleção e consequentemente no emprego. Na fase do treinamento & desenvolvimento, ele deve ter a consciência de que a "vontade de treinar deve ser maior do que a vontade de vencer", como disse o maior campeão da história do voleibol, Bernardinho (2007).

2. Jogar em Time

É trabalhar em equipe, o que é muito diferente de trabalhar em grupo. Já notou que as escolas normalmente formaram a gente para trabalhar em grupo? Tanto em grupos quanto em equipes existe um conjunto de pessoas trabalhando e por vezes com objetivos em comum. Entretanto, a equipe é mais evoluída que o grupo, principalmente porque nela existe a sinergia no trabalho e o cooperativismo toma o espaço da competitividade do grupo. Portanto, existe a necessidade de lideranças para motivarem tais atitudes, o que será criteriosamente analisado pelos selecionadores e treinadores.

3. Visão de Conjunto

O maior guru da Administração, Peter Drucker, antes de nos deixar disse "está havendo um processo de feminilização da liderança em todo o mundo". Recomenda-se, especialmente para os homens, "feminilizar" um pouco, o que não é "homossexualizar" a empresa, é diferente.

Já viu a mulher se arrumando para uma festa? Ela começa olhando bem perto do espelho para ver se está tudo direitinho no rosto, principalmente a maquiagem. Depois ela dá um passo para trás e tem uma visão intermediária para ajeitar o busto e o cinto. Descontente, ela dá outro passo para trás e se enxerga totalmente, comparando o sapato com a bolsa, os brincos, a maquiagem, o cabelo, etc. Nesse comportamento, a mulher relaciona a parte (brincos, por exemplo) com o todo (como a roupa inteira) e o todo com as partes, aplicando uma visão holística. Para o homem se arrumar, depois de vestido, basta olhar e ajeitar um pouco o cabelo e a gravata com espelho pequeno de bordas laranjas e está tudo certo.

Para exercer a visão de conjunto e até mesmo a holística, o indivíduo deve buscar conhecimentos e vivências interdisciplinares, sabendo a importância da sua especialidade para as demais disciplinas ou áreas da empresa e vice-versa. Dessa forma ele não vai se comportar como um peão que só sabe agir naquela área.

4. Atitude Sustentável

Antigamente era uma questão apenas de estratégia organizacional, agora é um item fundamental no perfil de competências das seleções de pessoas. Portanto, ser ecologicamente correto, socialmente justo, culturalmente engajado e, principalmente, economicamente viável, significa ser muito mais interessante profissionalmente para as empresas.

Aprendizagem contínua, além de ser o ápice da atividade produtiva, é fundamental para possibilitar a assimilação de atitudes sustentáveis. Numa entrevista podem lhe perguntar: "quantos jornais você lê por dia?". Se você responder: "hã?", quer arranjar emprego aonde sem ler jornais? "Mas eu não tenho tempo e eu não tenho dinheiro para comprar jornais...". Nem o de ontem? É tudo gratuito na internet, mas não adianta ler apenas as manchetes.

Bolsa de valores: está todos os dias nas primeiras páginas dos jornais. A quantidade de profissionais que chegam no mercado de trabalho sem ter a menor idéia de como funciona uma bolsa de valores é enorme!

ISO 9001, 1401 e ISO 1800 agora. Poucas faculdades e cursos no Brasil têm pelo menos uma disciplina na grade curricular sobre Normas Internacionais da Qualidade, do Meio Ambiente, da Saúde e da Segurança. Deter esses conhecimentos é o mínimo necessário para se trabalhar na indústria, por exemplo. Na entrevista: "Explique o que você sabe sobre a ISO 9001", você vai responder o quê?

5. Orientação para os Resultados

Para os empresários os resultados estão entre os elementos que mais interessam, mas não esqueça que a ética deve ser respeitada. Na busca pelos resultados, as pessoas também são avaliadas por suas ações.

Às vezes o pai conta uma vantagem referente ao filho estudioso: "esse garoto aqui tirou duas notas 10 seguidas em Física, ele é muito safo!". Na terceira avaliação, por algum descuido ou tensão, ele tirou a nota seis e seus colegas descobriram e perguntaram: "Não era você o moleque safo que só tirava 10?". Não sabendo administrar emocionalmente a extrema cobrança do pai e dos amigos ele tirou outra nota seis. "Como eu desconfiava, você não é de nada mesmo...", afirmou o outro colega de classe. Sabe o que esse garoto pode fazer na próxima avaliação? Ele pode colar e quem sabe até sabotar os outros amigos que tiraram notas maiores que as dele.

Na sua equipe de vendas já existiu algum vendedor que sabotou os outros? Na sua empresa tem um gerente de vendas ou um empresário que foca exclusivamente os resultados e não os comportamentos e condutas? Cuidado. Vale refletir e analisar o que você busca e principalmente como você busca.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento