Cidadania, uma questão de exemplo

Para que tenhamos um País melhor, precisamos ser cidadãos mais conscientes

Cheguei ao Brasil quando tinha 10 anos e me encantei com as coisas mais simples desse País, como por exemplo, o marcante e inesquecível sabor do Guaraná Caçulinha. Naquela época, meu pai buscava no Brasil a chance de melhorar a vida da família, assim como muitos outros imigrantes de diversas nacionalidades que aqui chegaram.

Depois de 42 anos e naturalizado há 30 anos, hoje me considero nativo brasileiro e também me sinto responsável por tentar melhorar o País. O cenário atual que o Brasil está vivendo é o reflexo de uma má gestão na qual o País foi submetido.

Ser cidadão é a base necessária dos políticos para governar e dar bom exemplo ao seu povo. Sabemos que algumas mudanças estão nas mãos dos governantes, mas os cidadãos também precisam fazer a sua parte, e a pergunta que fazemos é: como cada cidadão tem contribuído para que vivamos em um País melhor? Basta prestar atenção no Brasil com um olhar mais coletivo do que individual e onveniência de poucos, como tem sido nos últimos tempos. O cidadão, além de deixar o individualismo de lado, precisa também deixar de compactuar com a corrupção, uma dessas formas é acabar com o conhecido “jeitinho” para sempre se dar bem em tudo.

Embora pareça distante dos governantes, o bom exemplo pode salvar o País, afinal, quantas crianças de hoje podem ser os políticos de amanhã? Por isso, com bons exemplos, as gerações futuras poderão ter políticos mais honestos e conscientes, esse exemplo deve vir de todos nós: empresários cidadãos que estão no comando das empresas, pais cidadãos de famílias, educadores cidadãos nas instituições de ensino e simplesmente os cidadãos na sociedade, que podem e devem contribuir para que sejamos mais patriotas e dessa maneira, fazer com que a população possa se unir e criar uma NAÇÃO, palavra que diferencia muito do sentido de País.

Se cada um de nós, cidadão, contribuir e transmitir os valores e princípios de cidadania e patriotismo, pautados em ética e acima de tudo respeito e honestidade, seremos bons exemplos e poderemos alimentar o sonho de dias melhores para as futuras gerações!

Publicado originalmente em https://www.linkedin.com/pulse/cidadania-uma-quest%C3%A3o-de-exemplo-wan-ming-chung

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento