Ciclo de Vida: Nível Social, a expansão

Os Níveis Relacionais - NRs são compostos por: Físico e Mental; Familiar; Profissional e Carreira; Social; Econômico e Financeiro, Autodesenvolvimento; Autonomia Pessoal, etc. Neste artigo abordamos o terceiro desses níveis, que é o Social e Relacionamentos.

"As pessoas de maior credibilidade recebem pouca pressão. Quanto maior a credibilidade, menor a pressão e maior é a tolerância."

Pedro Mandelli

Ciclo de Vida: Nível Social, a expansão

Nível Relacional - NR - Social / Relacionamentos: Esse nível define quem sou eu e o que faço no convívio social. Como são meus relacionamentos com os membros de minha sociedade. Eu pertenço a algum grupo social específico, eu faço parte de um programa de voluntariado, ajudo a preservar algum parque ou monumento, frequento algum grupo religioso, sou membro de uma associação, de um clube de serviços como o Rotary ou Lions Clube? Esse nível define minha contribuição à sociedade, como sou visto por ela e quais são meus ideais dentro dela.

O convívio social, para a maioria das pessoas, começa, para valer, com o primeiro dia na escola. É dessa interação com outras pessoas, de outros grupos, raças, crenças e valores diferentes que surgem as habilidades de comunicação, de relacionamentos e de troca de experiências. As habilidades para lidar com conflitos, para lidar com situações inusitadas ocorrem à medida que o círculo de convivência se amplia.

Numa época não muito distante o convívio social era definido por "castas" e esse processo de seleção dos grupos de convivência definiam, inclusive e principalmente os casamentos. As pessoas somente conviviam com aquelas que comungavam os mesmos valores, a mesma cultura e, também, os mesmos padrões econômicos financeiros.

Cada Nível Relacional possui seus subníveis, para saber como descobrir e mensurar seus subníveis acesse o primeiro artigo dessa série e aprenda como isso é possível e como você pode, a partir desse processo, desenvolver um sistema de autodesenvolvimento, em todos os Níveis Relacionais.

Para se saber como está o valor deste Nível Relacional responda a questões tais como: O que é importante no meu convívio social? Quais são os valores e princípios que sustentam minha inserção no contexto social? Como empenho meus esforços e conhecimentos para contribuir para com desenvolvimento do bem estar de minha comunidade social? Qual é o grau de reconhecimento que tenho conquistado no meu meio social? Que atitudes tenho empenhado para a difusão e das práticas sustentáveis que são valiosas para minha sociedade? Em minha vida cotidiana tenho comportamentos voltados para práticas sustentáveis, tais como o uso racional da água, da energia elétrica, e de ações voltadas para o bom acondicionamento de lixo, pilhas, baterias e materiais não degradáveis ou prejudiciais ao meio ambiente, bem como jogar lixo na lixeira e não nas vias públicas? Como conduzo minha convivência no trânsito, dou a vez a alguém, faço uso da sinalização para contribuir com um trânsito seguro, paro antes das faixas e no sinal amarelo ou simplesmente defendo o meu território? Nos veículos de transporte público, sou um cavalheiro que sede o lugar, que pratica a gentileza urbana ou finjo que não vejo a grávida ou idoso que está em pé ao meu lado? Mantenho os equipamentos públicos (telefones, passarelas, bancos e mobiliários de praças, jardins, etc.)? bem conservados e cuidados quando os utilizo? Etc.

asbrapa.com | @asbrapa | facebook.com/asbrapa

ExibirMinimizar
aci baixe o app