Cerveja, crise, autossuficiência e o poder de se reinventar

Como encontrar ou criar caminhos para lidar com as crises. E tenha em mente que elas fazem parte do ciclo de toda a vida, sem elas viveríamos em um marasmo sem fim

Sejam de âmbito nacional ou pessoal, crises sempre existirão, cabe somente a nós, saber como lidar com essa situação. Sou formado em Design e trabalhei 11 anos na área têxtil, criando decorações e estampas para roupas, mas em 2009, então com 33 anos eu me vi questionando a minha satisfação e felicidade, trabalhando em um emprego que eu sempre achei que seria o trabalho da minha vida, e paralelo à isso veio a chamada crise de meia idade, um pouco cedo ainda mas, até então eu achava que era que não existia.

Algumas noites mal dormidas e muita pesquisa no Google depois, encontrei algo que poderia me satisfazer, e resolvi olhar pra frente e saltar rumo ao desconhecido. Passei um ano sabático e fiz um curso técnico muito bom, que forma chefs de cozinha, onde aprendi técnicas e quase tudo o que se pode saber sobre comida, preparos e a cozinha. O ato de alimentar e nutrir as pessoas, é algo que edifica e satisfaz com certeza, porém, o fato de de trabalhar como empregado ainda não me deixava feliz, e queria ter meu próprio negócio. Voltei para minha cidade com esse objetivo, mas encontrei entre outras panelas algo que me despertou a curiosidade, CERVEJA ARTESANAL. Aprendi em casa, com um amigo todo o processo, do grão de cevada ao copo e REALMENTE me fascinou, produzi algumas levas, algumas foram para o ralo e outras para o meu deleite e de meus amigos, que com frequência, encomendavam levas da cerveja que eu fazia em casa, nesse momento pensei: A auto-suficiência é uma coisa MARAVILHOSA, nunca mais vou comprar essas cervejas aguadas que tem no mercado, EU faço uma cerveja muito melhor! Opa, isso pode virar negócio! …E virou!

Convidei mais dois amigos e com um aporte de um anjo investidor, em 2013 abrimos um BrewPub (um bar que fabrica vende a própria cerveja). E como o olho do dono engorda o gado, trabalhava 18/20 horas por dia criando as cervejas e também o cardápio do pub, e deu certo! Fechamos 2015 com o faturamento de cerca de 2.5 Milhões, com dois pubs rodando, e com planos para mais uma casa até o final de 2016, expansões, distribuição…etc.

Ainda não está tudo 100% maravilhoso, e existem percalços no caminho, mas a lição que tiro dessa minha trajetória, é: - Se você está insatisfeito com a vida profissional que você leva, levante a cabeça pra fora da manada e dê uma olhada geral, de uns 360º e encontre uma saída para a crise, seja sua crise, do estado ou país. Se não encontrar, APRENDA como fazer uma saída.

Sempre vai ter aquele que reclama do tempo, e aquele que vende guarda-chuvas, seja este último.

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela. Paulo Coelho

PS. Verdade, esse negócio de cerveja caseira/artesanal é tão bom que eu vou montar um passo a passo pra ensinar como fazer. Ficou curioso?
acesse:


Quer saber mais?

mande um email: jorge_luizb@yahoo.com.br

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento