Certifique a sua habilidade em Excel pela Microsoft

Você tem alguma habilidade no uso dos programas da Microsoft? Já pensou em se certificar?

O objetivo desse artigo é simplesmente mostrar as pessoas que têm algum conhecimento no pacote office (Word, Excel, Power Point, etc.) que é possível ter uma certificação da própria Microsoft e assim poder enriquecer os seus currículos, utilizar em assinaturas de e-mails, e cartão de visita, como também aumentar o conhecimento no uso dessas ferramentas, já que a preparação para o exame, funciona como um treinamento bastante aprofundado.

Nessa publicação, a ênfase será dada ao exame 77-888 (MOS Excel 2010 Expert), pois trata-se do exame realizado recentemente pelo autor desse artigo.

Primeiramente é necessário encontrar alguma instituição autorizada para aplicação do teste. Encontrei a Certiport e fiz o teste na Microlins de João Pessoa-PB. Agendei o meu teste para o período da tarde e aproveitei o período da manhã na Praia de Cabo Branco (bastante sugestivo, porém estava bastante ansioso). Cheguei a esse local de prova a partir do localizador da empresa Certiport.

No site a seguir é possível encontrar a instituição autorizada mais próxima para realizar o exame: http://www.certiport.com/locator.

Antes de definir qual exame a fazer na ferramenta MS Excel (que é a que eu me considero hábil), pesquisei um pouco o conteúdo e identifiquei que existem três níveis e para cada um destes, existe um conjunto de conteúdo.

Os níveis são: Specialist, Expert e Master. Este último sendo o mais complexo. Além de escolher o nível, é possível escolher a versão e o idioma dos exames. Por exemplo, eu escolhi a versão MS Excel 2010 e o idioma português. Mas nada impede de realizar o exame numa versão mais atual ou antiga, como também no idioma inglês.

No link abaixo é possível ter o detalhamento do conteúdo e habilidade que serão medidas no exame 77-888 (MOS Excel 2010 Expert).

https://www.microsoft.com/pt-br/learning/exam-77-888.aspx

Como é a estrutura da prova (exame 77-888)?

Bom, são 29 questões e é necessário atingir uma pontuação igual ou superior a 700 pontos em 50 minutos. O modelo das questões é baseado em "cenários" e o participante deve resolver uma certa situação. Exemplo: Utilizar a função Procv ou Somases para realizar uma determinada tarefa.

Ainda no caso desse exame do Excel nível Expert, a prova se divide em quatro áreas:

  • Compartilhar e manter pastas de trabalho
  • Aplicando fórmulas e funções
  • Apresentando dados visualmente
  • Trabalhar com macros e formulários

É importante se preparar para o exame, não sugiro se garantir apenas com o conhecimento do dia a dia. Pois, existem várias questões que provavelmente não utilizamos diariamente e acabamos esquecendo. Eu pratiquei assistindo alguns vídeos no Youtube, a maioria deles em outra língua. Pois, no Brasil essa certificação não é tão popular quanto os países da Europa, Ásia ou até mesmo nos Estados Unidos e Canadá. Contudo, muitas instituições ofertam cursos preparatórios para o exame e até mesmo simuladores dos exames.

Em breve, pretendo publicar novos artigos sobre o tema, inserindo o link para um canal no Youtube, onde pretendo compartilhar alguns exemplos das questões da prova que realizei, pois não encontrei (não sei se foi a minha pressa) muitas opções de vídeos em português com simulação dos exames.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento