Café com ADM
#

Carreira:: Ser Competente !

<i>“As suas ações são os melhores intérpretes de seus pensamentos”<br /> John Locke (1632 – 1704), filósofo britânico</i>

As suas ações são os melhores intérpretes de seus pensamentos
John Locke (1632 1704), filósofo britânico




Hoje as empresas tem a urgência de serem voláteis e flexíveis, pois atuam em ambientes diversificados e em condições adversas.
Com a globalização é imprescindível que as empresas priorizem não só a competência de seus colaboradores, mas os resultados que eles geram e o quanto impactam o mercado de trabalho, pois a competitividade impulsiona ações de competência e visões estratégicas. Desenvolva alianças estratégicas com muita ética e adote estratégias inovadoras.

Você, leitor, agrega valor quando impacta sua empresa com a qualidade de suas competências. Você deve destacar suas competências, ou seja, colocá-las em evidência, pois só assim você permanecerá nesse cenário de grandes evoluções tecnológicas e conseqüentemente elevará seu senso de realização profissional.
Quero fazer você, profissional, refletir nas seguintes questões:


Você oferece contribuições significativas, ou seja, você está preparado? Você domina conhecimentos e consegue aplica-los de forma eficaz ?
Acrescente significado às suas atividades, pois as atividades estão disponíveis.
Independente de sua função você conquista a respeitabilidade dos demais?
Preocupa-se com a sua boa imagem profissional? Veja bem: boa imagem é muito mais do que um simples Marketing Pessoal ;
Em equipe, você proporciona suporte para os seus pares profissionais, liderados, profissionais de outros departamentos e para os seus superiores? Você é prestativo e sabe atuar com sinergia?
Você é impaciente? É ansioso para atingir resultados no menor espaço de tempo possível e depois tem que REFAZER o seu trabalho? Será que você mesmo sendo rápido ao agir não poderia ter analisado a sua decisão com mais profundidade e visão de conjunto?
O quanto você é uma pessoa estratégica? Você conhece realmente o negócio de sua empresa? Lembre-se ser competente é também ter suas ações voltadas para resultado.
Quem tem competência possui facilidade em atingir o seu potencial de realização favorecendo o sucesso. Lembre-se que transformar seus conhecimentos e habilidades em práticas contributivas para a empresa é ao mesmo tempo acelerar o processo de autodesenvolvimento, daí é imperativo assumir novos papéis e novas posturas.
Todo profissional competitivo sustenta significativos padrões de qualidade e resultados, além de ser comprometido com suas metas e apreciar novos desafios, pois a estagnação profissional limita as realizações individuais.
Uma questão merece ser colocada para sua reflexão, leitor. Aplique o seu conhecimento e procure não ser muito perfeccionista. É importante também acompanhar e avaliar sempre suas atuações profissionais. Peça sempre feedback e se você errar, isto faz parte da vida, pois o importante é realmente tentar. O ser humano está sempre se renovando, permita-se também! Seja persistente e dê chances a você mesmo. Dê oportunidades a você mesmo! Suas idéias devem ser seguidas pela ação tentando explorar as possibilidades. Eu vou repetir: o segredo está na AÇÃO, isso mesmo, AÇÃO. Alimente os seus desejos, pois assim eles se tornam vivos.
Construa o seu próprio programa de ação. Cultive novas atitudes, aprenda a administrar sua tolerância em relação às mudanças e frustrações.
É imprescindível acompanhar novas tendências. Desenvolva competências e alinhe-as com as necessidades do mercado, de si mesmo e da sua empresa.
Lembre-se leitor, um hábito se adquire pela repetição, por isso ser competente deve ser um hábito.



ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.