Carreira profissional: meio acadêmico e de pesquisa

Assim como na maioria das profissões, gestores também podem optar por seguir a carreira acadêmica. É uma opção direcionada para pessoas que desejam trabalhar com a produção e a aplicação do conhecimento.

Muitos confundem a docência com a prática de ministrar aulas e nada mais. O que não se sabe é que essa carreira também abrange atividades relacionadas à pesquisa, à inovação e a projetos de desenvolvimento social, cultural e econômico para o país.

Há cerca de dois meses, foi promulgada uma lei de reestruturação da carreira do magistério do ensino superior no Brasil. Costumava-se exigir como pré-requisito, nos editais de concursos para professores, títulos de mestrado ou doutorado. Com a nova lei, é possível que, profissionais que apresentem apenas a graduação em seu currículo, concorram à vaga de professor, o que antes era feito apenas em regime de exceção.

No entanto, essa lei vem causando muita polêmica em todo o país. O Governo pretende alterá-la, embora ainda não tenha certeza se será apresentado ao Congresso um novo projeto de lei ou uma medida provisória.

Por isso, deve-se planejar a sua carreira para conseguir se desenvolver no meio acadêmico, uma vez que é possível começar a investir no futuro desde cedo, por meio da iniciação científica durante a graduação. Nessa área, o interessado deve se dedicar intensamente, com muito estudo e pesquisa, para colher os frutos após alguns anos de trabalho – recompensados por todo e qualquer investimento.


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.