Carreira: dicas para conseguir uma vaga de TI no exterior

Atravessar fronteiras pede muito mais dedicação, foco e, principalmente, estudos e networking. Contudo, apesar de parecer difícil, não se trata de uma situação impossível.

A carreira da maioria das pessoas segue quase a mesma linha: começa em empresas próximas de nossa cidade, talvez em estágios vinculados à universidade ou a indicações de professores ou amigos. O tempo passa, novas experiências surgem e os horizontes se abrem. O que não é tão comum, mas pode acontecer especialmente quando falamos do setor de tecnologia da informação, é a conquista de vagas fora do país de origem.

Atravessar fronteiras pede muito mais dedicação, foco e, principalmente, estudos e networking. Contudo, apesar de parecer difícil, não se trata de uma situação impossível.

Lembro das palavras de Angel Pineiro, vice-presidente sênior da Services ASI System Integration e chairman da Comissão de TI do Departamento de Educação de Nova York, que participou de um vídeo para a CompTIA TV: a linguagem da tecnologia da informação é universal. Então, se você possui as habilidades certas, pode trabalhar em qualquer lugar, seja qual for a cultura do país. Você precisa apenas saber mostrar seus conhecimentos de maneira clara para que empresas de todo o mundo possam compreender.

Nas palavras de Renato Mendes, profissional de TI que hoje atua em uma companhia na Holanda e que também deu entrevista para a CompTIA TV, se você quer trabalhar fora do Brasil, ter um currículo internacional é fundamental, com capacidade atestada por institutos de alcance global.

Então, se você está interessado em uma oportunidade fora do País, é importante expandir a sua rede contatos pelo LinkedIn, eventos e outros pontos de contato.

Juntando a fórmula: conhecimentos técnicos, certificações mundialmente reconhecidas e contatos com pessoas influentes nas redes sociais, você está no meio do caminho para atravessar fronteiras e começar a trabalhar de um novo jeito, em novo país.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento