Carreira de sucesso é pautada em valores

Para ter uma carreira de sucesso é fundamental que o indivíduo caminhe com sinergia em sua profissão, de forma a manter-se sempre conectado ao que lhe dá prazer

Acredito essencialmente que um profissional tem sucesso quando está praticando com amor o que definiu como forma de desenvolver a sua profissão e desta forma, expressar o seu trabalho no ambiente corporativo.

Acredito que a profissão é uma expressão, onde o poder de realizar e influenciar várias pessoas está presente constantemente.

Um profissional sempre irá influenciar outras pessoas de alguma forma, por meio do resultado do seu trabalho ou de uma forma participativa do processo de construção, como parceiro, fornecedor, colaborador ou acionista. Quando há amor e prazer em fazer o seu trabalho, a entrega será a melhor qualidade da influência e dos resultados.

Sonho com o dia em possamos pensar na profissão como uma forma de desenvolver uma carreira de sucesso, é o que acontece quando existe amor em fazer e prazer em realizar o melhor, o sucesso fica natural.

O que gera essa combinação?

Os componentes estão presentes na vida de um ser humano muito cedo. Basta observar o que uma criança faz talentosamente e com espontaneidade, teremos nessa experiência muitas informações sobre os seus potenciais.

Mesmo que o talento de uma criança tenha pouco significado para os pais, é importante observar e fornecer espaço para que os talentos de uma criança ou jovem sejam vividos. Quando isso ocorre tornam-se a inspiração para uma profissão e posteriormente para uma carreira bem sucedida.

Quando estou envolvida num processo de desenvolvimento dentro de uma Cultura Corporativa, Coaching ou Desenvolvimento de Potenciais de executivos ou de jovens potenciais, o meu foco é sempre ouvir - com muita curiosidade - o que motivava esse profissional desde muito cedo.

Quase sempre temos as melhores habilidades disponíveis na infância.

Nossas habilidades e o nosso melhor potencial, manifesta-se muito cedo, o que habitualmente ocorre é que muito sentem pressão dos pais ou da sociedade, para ir em busca de uma profissão que traga muito dinheiro, esquecendo que o recurso financeiro é consequência de uma excelente profissão com comprometimento, prazer e amor!

Naturalmente, muitas pessoas ganham muito dinheiro sem ter prazer na sua profissão e sem ocupar-se disso num primeiro momento, depois é comum termos um profissional com questionamentos ou com uma grande insatisfação ao longo da vida, sem para alguns com uma real razão. Alguns profissionais aos 45 anos, 55 anos ou 65 anos, vivem um vazio de uma trajetória muito mais externa que de valores e propósito internos.

Lembrando que um profissional hoje de 65 anos, é muito jovem para produzir e tem muita experiência e conhecimento, patrimônio valioso!

Afinal vivemos um período onde a longevidade é um fato, viver mais e com possibilidade de ter mais de uma profissão é uma nova realidade, que poucos se preparam para lidar, daí as crises dessa fase!

Os jovens são estimulados a pensarem nisso, convido sempre que posso, todos os jovens a considerarem esse aspecto, pois é fundamental e ao fazer escolhas considerando essa variável traz sabedoria e melhores decisões!

Desenvolver uma visão de carreira sustentável para os próximos 30 anos, pode ser estimulante e um convite a pensar em passar por várias profissões, que tem sinergia para o desenvolvimento de uma carreira de longevidade e sustentação.

Praticar o que é talento em sua profissão, favorece lidar com esse cenário onde é possível ter mais de uma profissão ao longo da vida, garantindo o sucesso de uma carreira e construindo um fluxo de crescimento, satisfação e sucesso sustentáveis por meio dos valores.

Quando uma pessoa faz o que ama, pratica seus valores!

Lembro sempre da frase de Steve Jobs sobre fazer algo que se ama como fator decisivo para o sucesso.

Assisti um filme muito valioso nesse sentido, que mostra a diferença quando um profissional pratica os seus valores na profissão e a ausência dos mesmos, inclusive esse filme será tema da reflexão de outubro sobre Carreira & Seus Valores Pessoais que faremos no Cine PNL.

O filme é Dançarino do Deserto (Desert Dancer), uma história real de um profissional que é impedido em seu país de viver os seus talentos e os seus valores, como a liberdade de expressão por meio da sua profissão.

Vale muito perceber, como uma pessoa pode lidar com um cenário de adversidades quando acredita no que faz, ou melhor, ama o que faz.

Estimular e construir um espaço para viver sua profissão com conexão aos seus valores, é um compromisso que habitualmente um excelente profissional tem, algo que é muito importante e que agora você também pode pensar em praticar.

Cada um de nós tem a sua própria escala de valores, no filme existem valores muito interessantes como: a liberdade, disciplina, responsabilidade e o amor pelo fazer. A união de todos esses valores reunidos nos serve como fonte de inspiração.

Nossos valores servem para inspirar e manter o equilíbrio, por isso quando eles deixam de existirem no profissional, a carreira muitas vezes perde o sentido, mesmo que haja recurso financeiro.

O amor é um valor importante para a profissão, que muitos se esquecem de pensar o quanto ele traz resultados concretos!

O filme traz esses pontos, e talvez estimule muitos profissionais a pensarem como gostariam de se posicionarem em relação aos seus talentos, sua profissão, desenvolvimento e a longevidade de sua carreira!

Fica aqui a sugestão!

ExibirMinimizar
aci baixe o app