Características indispensáveis ao gestor

A transparência e a sinceridade para tratar de qualquer assunto com qualquer pessoa é uma característica indispensável aos líderes de sucesso no mundo

A transparência e a sinceridade para tratar de qualquer assunto com qualquer pessoa é uma característica indispensável aos líderes de sucesso no mundo. Este é o gestor e líder de equipe ideal, que se relaciona da melhor forma com seus pares, mostrando ser um bom comunicador e eficiente na sua organização da rotina de trabalho e na condução da equipe a atingir os objetivos da empresa.

A comunicação com seus relacionamentos é importante e, neste momento, é interessante que você saiba escutar, seja a sua equipe, seu superior, seus fornecedores ou clientes (estes, então, é fundamental que sejam escutados). Nas reuniões intermináveis é importante que você não dê palestras, tenha o objetivo de ser produtivo e, para isso, é importante que também escute as partes de maneira ativa, prestando atenção e entendendo o que está sendo dito. Não vale acessar e-mail ou rede social neste momento, isso não é simpático e não está ajudando.

Nesta comunicação, você está tratando com pessoas verdadeiras, sem politicagem ou pessoas de caráter duvidoso, porque numa relação onde todos querem tirar bom proveito, é importante a sinceridade e as palavras verdadeiras, assim como o sentimento para a busca da solução pretendida e necessária. Não pode estabelecer um acordo e não ser cumprido, é importante o entendimento das partes e isso ser colocado de maneira objetiva e formal, para que todos entendam e para que seja cumprido, especialmente com fornecedores, mas vale também para clientes e equipe também. A confiança tem que ser estabelecida.

Os especialistas de plantão, que estão galgando cargos na hierarquia e estão assumindo o papel de gestores ou líderes de equipe, acostumados a falar na sua linguagem nativa – como o advogado, o pessoal de Tecnologia da Informação e tantas outras profissões que têm o hábito de comumente se comunicar num linguajar da área – devem ter atenção na comunicação quando estiverem com clientes e diretores, especialmente, e isso requer preparo e capacitação para estes encontros.

O líder é o responsável pelo ritmo de trabalho e, para este ritmo ser adequado, existem várias ações e comportamentos que esta pessoa deve empregar junto à equipe para deixar o clima leve e produtivo. A equipe deve estar preparada para ter autonomia e conduzir os projetos e processos de maneira autônoma, sem depender da presença física do líder, que tem em seus afazeres atribuições fora do escritório de trabalho. Por isso, aconselho planejar reuniões de acompanhamento bem objetivas, deixar claro para cada um seus objetivos individuais, que fazem parte de um todo e qual o resultado esperado atrelado aos planos da empresa. Assim, fica claro para todos a sua participação nas metas e objetivos da empresa.

Diante de tantas responsabilidades, é fundamental ao líder ou gestor ter uma boa administração de seu tempo, assim como o planejamento da rotina de trabalho, porque é importante estar sempre presente, sempre perto da equipe quando ela precisar. Por mais que dê autonomia, que tenha tudo esclarecido, podem surgir decisões a tomar que só você, líder, tenha que tomar. Para isso, crie metodologias de trabalho, utilize ferramentas – a tecnologia pode ajudar bastante nestas tarefas. Mesmo assim, com toda esta infraestrutura e organização, o líder deve ser flexível para sempre adequar sua agenda às necessidades de seus relacionamentos e suas metas de trabalho.

Para este papel tão importante, estabelecer parcerias é fundamental, especialmente com fornecedores. Não é fácil porque neste Brasil, a corrupção, independente de partido, está entranhada em todos os processos corporativos de todas as empresas e buscar o parceiro no mercado é uma tarefa árdua e se torna uma arte. Mas a busca é necessária, porque com esta ação você busca a inovação tão fundamental para todos os dias, ainda mais agora neste momento de dificuldades para se manter a empresa competitiva no mercado. Junto com o parceiro, vêm novidades. Com um parceiro confiável você mostra o que precisa para alavancar seu negócio e ele pode contribuir com uma proposta de solução. Por isso se chama parceiro.

Se você é um líder, gestor ou outro nome qualquer que represente uma área, que presta serviço interno dentro de uma empresa, como RH, Compras, TI e tantas outras, onde os colaboradores utilizem seus produtos ou serviços, é importante você como líder, circule pela empresa e perceba presencialmente, o quanto o produto e/ou serviço está ou não ajudando na rotina de outras áreas. É salutar esta ação e vai enriquecer muito seu conhecimento sobre o negócio, ajudando a desenvolver soluções adequadas para as áreas.

Para todo planejamento, tem-se um acompanhamento periódico das ações realizadas, um modelo de governança, onde dê transparência as ações feitas, a produtividade da equipe, aos gastos realizados e as justificativas aos pedidos realizados, mostrando os retornos para a empresa. Por isso, estabeleça seu modelo de governança ou utilize o existente na sua organização, ele vai te dar respaldo junto aos fiscalizadores internos e externos, dando transparência a todos.

O modelo de governança tratado acima, vai ajudar a você a aprovar projetos, solicitações de verba e outros pedidos, mas para isso você precisa estar preparado, para encontros nem tão fáceis, saber justificar sua solicitação, mostrar os resultados esperados e os riscos que podem ocorrer, seja persistente, mas não teimoso, não demonstre irritação, seja objetivo e técnico neste momentos.

Enfim, aqui quis passar um pouco das responsabilidades de um bom gestor, um líder que busca a excelência,e para isso deve estar preparado e capacitado para tal função, cada vez mais importante dentro das organizações. Cada segmento pode ter suas peculiaridades, mas no geral, o líder deve se ater a estes itens acima a a outros que em outra oportunidade, posso passar minha visão e minha experiência ao longo de minha carreira de gestor e líder.

ExibirMinimizar
aci baixe o app