Canvas de Gestão Empresarial - a mais nova aplicação de um Canvas

Cada vez mais importante na agenda empresarial, a inovação tem sido considerada um fator crítico de sucesso, nos negócios. Ao falar de inovação, é fundamental considerar o conceito CANVAS de Gestão Empresarial, um instrumento de trabalho que ajuda a pensar nos processos gerenciais, com o objetivo de aumentar o número de ideias, ao otimizar as práticas gerenciais A inovação de modelos de gestão é o tipo de inovação que mais cresce, hoje em dia. Se você tem uma ideia e quer transformá-la em uma gestão aprimorada, precisa compreender o que é CANVAS de Gestão Empresarial e aprender a lidar, metodicamente, com suas oportunidades e soluções.

Cada vez mais importante na agenda empresarial, a inovação tem sido considerada um fator crítico de sucesso, nos negócios. Ao falar de inovação, é fundamental considerar o conceito CANVAS de Gestão Empresarial, um instrumento de trabalho que ajuda a pensar nos processos gerenciais, com o objetivo de aumentar o número de ideias, ao otimizar as práticas gerenciais.

A inovação de modelos de gestão é o tipo de inovação que mais cresce, hoje em dia.

Se você tem uma ideia e quer transformá-la em uma gestão aprimorada, precisa compreender o que é CANVAS de Gestão Empresarial e aprender a lidar, metodicamente, com suas oportunidades e soluções.

Qual é o objetivo do CANVAS de Gestão Empresarial?

O objetivo do CANVAS de Gestão Empresarial é saber transformar ideias nas melhores práticas de gestão (best practice)

Todas as empresas têm práticas gerenciais. O CANVAS de Gestão Empresarial é, apenas, um mapeamento mais complexo e melhor distribuído do que aqueles que se costuma encontrar, nas empresas.

Quem deve usar oCANVAS de Gestão Empresarial?

O CANVAS de Gestão Empresarial é destinado aempreendedores, empresários, executivos e gestores com os desafios de otimizar a sua gestão do dia a dia.

Como funciona o CANVAS de Gestão Empresarial?

O CANVAS de Gestão Empresarial é um método, que funciona como um kit de ferramentas,eficiente e participativo, para que os gestores sejam bem sucedidos na análise, implantação, avaliação e no desenvolvimento de uma rede de práticas gerenciais, desenhando, simplesmente, a sua rede.

O aplicativo adota um mapa preformatado, contendo (apenas) sete blocos, que servem como ponto de partida, para que os usuários possam descrever o processo de sua gestão, a saber:

  • Fixar Objetivo
  • Elaborar Estratégia
  • Estabelecer Prioridades
  • Desenvolver Pessoas
  • Desenhar Organização
  • Alocar Recursos
  • Configurar Monitoramento

Quanto mais explícito for o processo gerencial, mais fácil será ir além da mesmice, na conquista de pessoas, operações, clientes melhores e, consequentemente, resultados financeiros – o mantra da gestão; o CANVAS de Gestão Empresarial abre espaço para explorar a inteligência deste mantra.

Por meio de uma interface muito inspiradora e eficaz (o mapa), o usuário junta seu grupo, na hora de desenvolver as hipóteses que embasam a sua gestão “perfeita”.

Você projeta o CANVAS de Gestão Empresarial, numa parede em tamanho A 1, incentiva os participantes a brincar com ideias e preencher o mesmo, colocando post-its, com as ideias, em cada um dos campos propostos - etapas e práticas.

O grupo mapeia o que ele acha que deve fazer, na sua rede de práticas gerenciais; e, mais, ele pode identificar com cores, o que está fazendo bem (cor verde), onde tem entraves, resistências, ruídos (cor amarela) e o que nem começou a fazer (cor vermelha).

Rapidamente, o grupo é capaz de reunir dezenas de post-its. Graças às descrições, é possível organizá-las, de forma sequencial; e, mais, ele pode marcar os post its de maior importância,neste momento.

O resultado é uma visualização global “helicóptero” da rede de práticas gerenciais, que constitui a configuração lógica de uma gestão, numa “piscada de olho”.

O grupo ganha, naturalmente, uma estruturação holística (all in), sistêmica (clean and lean) e focada (can-do), pronta para ser executada, no dia seguinte.

Por que o CANVAS de Gestão Empresarial é mais do que modelo, um SISTEMA?

Por representar uma configuração equilibrada de ideias, interligadas e integradas, das mais simples até as mais complexas – tudo atrelado a objetivos e metas, tudo possibilitando uma avaliação de desempenho, o CANVAS de Gestão Empresarial vai além de um modelo estanque, chegando a ser um sistema dinâmico.

A engenharia ideal para costurar uma rede de práticas gerenciais

Qual é o segredo do CANVAS de Gestão Empresarial?

Por trás deste método de visualizar e otimizar soluções, há um ingrediente fundamental: a interação entre gestor e seu time - tem que dar jogo entre cabeças preparadas, abertas e ligadas.

Nesta busca pela otimização, é preciso reunir inteligências para determinar como a empresa pode gerar, ou, até, superar os resultados esperados.

O facilitador do CANVAS, apenas, guia o grupo e desperta o seu interesse; os resultados vêm da participação do grupo e da execução do CANVAS pelo grupo.

É preciso definir aspectos, como a situação atual, problemas e situação desejada;esse é o propósito CANVAS de Gestão Empresarial: ser usado para estruturar conversas e facilitar o entendimento comum de uma determinada situação.

É assim que o CANVAS de Gestão Empresarial atua, diretamente, sobre atitudes gerenciais.

Qual é o apelo do CANVAS de Gestão Empresarial?

Para gerar soluções inusitadas e resultados de impacto, é preciso recorrer ao cérebro.

Não adianta propor, menos ainda, impor soluções, sem entender a dor, a necessidade e expectativa (sintomas) do cliente – e, mais, é preciso saber porque os problemas do cliente, ainda, não foram resolvidos (diagnóstico). A análise causa efeito possibilita a exploração, “sob medida”, do CANVAS, ou seja, definir possíveis soluções, testar sua viabilidade, no dia a dia, e definir a solução “perfeita”.

Estamos falando de um processo de 3 fases: (1) desenvolver ideias; (2) testar – melhorar – implantar (looping); (3) otimizar sempre, através de um piloto automático.

O CANVAS não é mágica, é método – um método para desencadear um processo mental, onde o cérebro se abre, de forma espontânea e energizada- disposto a mapear, questionar e melhorar uma realidade.

Portanto: não “pendure” o cérebro e lembre-se que o computador é “burro”...

Vamos entender, melhor, a divisória entre cérebro e computador.

Desenvolver e executar projetos não são o papel do computador; é tarefa do nosso cérebro.

O computador calcula, o cérebro pensa – e pensar é condensar um bocado de informações e/ou hipóteses, separar o essencial do não essencial, comprimir conhecimento e/ou constatação e extrair o que interessa. Onde se encaixa o computador?

Cabe ao computador, com recursos como nuvens gigantescas, de dados e poder ímpar de cálculo, processar esta transformação, através de um mapeamento algorítmico, “n” simulações e destilação de interrelações plausíveis – a priori, além da capacidade do cérebro.

A disponibilidade quase infinita de armazenar e a potência de processar dados parecem fazer a virtude intelectual humana obsoleto; pensar e refletir, de forma relativamente demorada, parece querer ceder espaço a cálculos rápidos.

No entanto, caneta e papel continuam a ajudar as pessoas a acessarem a capacidade coletiva e melhorar os fluxos de inteligência coletiva; são a força motriz de sessões de trabalho, na hora de preparar a massa crítica, para tomadores de decisão e agentes de mudança.

O CANVAS de Gestão Empresarial é o mapa ideal, para mobilizar as várias energias na empresa: ele faz as pessoas pensar – uma habilidade que, como sabemos, o computador não possui.

Atenção: se o input do cérebro é “burro” – o output do computador também é burro......

Como alguém disse: "O computador é uma benção, porque possibilita fazer cálculos além da capacidade humana; o computador é uma praga porque dificulta avaliar a relevância de um cálculo."

Em outras palavras: o computador serve para priorizar a rapidez de pensamento e a capacidade para linearidade; o cérebro entra, a partir do momento em que você quer ´priorizar a profundidade da reflexão e a evolução do raciocínio

Não sacrifique o cérebro no altar da computação; não “pendure” o cérebro, deixando a computação assumir a função de pensar – analisar – decidir; o CANVAS de Gestão Empresarial é, acima de tudo, o palco do cérebro.

Por que o CANVAS de Gestão Empresarial é uma ferramenta curinga?

O CANVAS de Gestão Empresarial serve para qualquer entidade que queira ter uma ferramenta, para aprimorar sua gestão.

Qualquer gestor pode utilizar o CANVAS, seja para ele mesmo, para uma reunião, para um projeto ou para um estudo de caso.

Enfim, experimente, faça seu test drive - sem moderação!

A mais nova aplicação de um CANVAS...

CANVAS de Gestão Empresarial

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento