Cansaço x estresse

Entendendo a diferença entre cansaço e estresse

Há certa confusão entre cansaço e estresse e para termos uma vida completa é indispensável entender a diferença entre um e outro.

Recentemente o goleiro Rogério Ceni despediu-se dos gramados em um jogo memorável no Morumbi – palco de grandes batalhas do futebol - o jogo marcou o fim da carreira vitoriosa do jogador do São Paulo Futebol Clube. Ao ser perguntado por um repórter sobre como estava se sentindo antes da partida, Rogério Ceni disse estar “feliz e cansado”. Perceba que ele estava cansado e não estressado. O goleiro do São Paulo estava cuidando pessoalmente de toda organização do evento e fazia questão de ficar por dentro de tudo.

Um dos meus hobbies favoritos é a corrida de rua, praticamente todo final de semana corro em alguma cidade diferente. Ao final da corrida, estou cansado, mas não estressado.

Ao final de uma jornada de trabalho de 10/11 horas é natural estar cansado, o que não é compreensível é estar estressado.

Se ao final do seu dia de trabalho ou de um estudo na faculdade a única palavra que vem a sua mente é quão estressante foi o trabalho ou a tarefa, é chegada a hora de rever seus posicionamentos. Certamente está no trabalho errado ou cursando algo que não vem lhe agradando.

Responda as questões a seguir, a resposta interessa única e exclusivamente a você: Como se sente ao final de uma jornada de trabalho/estudo? Como tem sido seus dias? Tem sentido mais cansaço ou estresse? Como está seu convívio com seus pares (esposa/marido/filhos/colegas de trabalho)?

Portanto, faça uma reflexão profunda sobre a sua vida. Não podemos aceitar viver uma vida contínua de estresse. Novamente, o alerta de Benjamim de Israeli: “A vida é muito curta para ser pequena” e viver estressado é também uma forma de viver uma vida pequena. Cansaço é válido; estresse jamais!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento