Café com ADM
#

Caio de Alcântara Machado: Ícone do Empreendedorismo no Brasil

As dificuldades, barreiras e obstáculos são matéria-prima para o verdadeiro empreendedor. Veja o exemplo do homem que revolucionou o mercado de eventos, feiras e exposições no Brasil, escrevendo de próprio punho, um importantíssimo capítulo do capitalismo brasileiro: Dr. Caio de Alcântara Machado.

As dificuldades, barreiras e obstáculos são matéria-prima para o verdadeiro empreendedor. Veja o exemplo do homem que revolucionou o mercado de eventos, feiras e exposições no Brasil, escrevendo de próprio punho, um importantíssimo capítulo do capitalismo brasileiro: Dr. Caio de Alcântara Machado.

Caio de Alcântara Machado, nasceu em São Paulo, em 30 de abril de 1.926. Adotando o princípio “quem faz o que gosta, faz bem”, Caio buscou sempre trabalhar com o que lhe dava prazer. Foi um dos pioneiros no Brasil a pensar no mercado em dimensões globais (e isto ocorreu na década de 50!).


Dotado de um fantástico carisma, cursou com grande popularidade, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Trabalhou inicialmente num cartório, mas logo foi para as Lojas Assunção, onde desenvolveu seu feeling comercial trabalhando ao lado de seu pai na venda de rádios. Com Caio, a prosperidade do negócio começava a se desenhar; além de rádios, iniciou-se também a comercialização de vitrolas (toca discos) e os discos que as rádios tocavam. Caio criou e produziu na rádio Excelsior um programa chamado "Parada de Sucessos", nome que até hoje é utilizado nos rankings da música. A cidade de São Paulo parava para ouvir o programa, que também era ouvido pelo público em frente às Lojas Assunção. Caio começou a produzir importantes eventos, trazendo ao público, grandes nomes do rádio nacional.
Partindo para um vôo solo, deixou as Lojas Assunção e criou uma agência 100% brasileira, a Alcântara Machado Publicidade.


Em 1968, com sua competência claramente reconhecida, assumiu a presidência do IBC (Instituto Brasileiro do Café) e, empenhando muita garra e determinação, lançou uma histórica cruzada para a expansão do consumo do café brasileiro, buscando consumidores ao redor do globo, até mesmo no Pólo Norte.

Em uma viagem a Nova Iorque, surgiu a idéia que revolucionaria o mundo dos negócios e eventos no Brasil: montar uma feira industrial no país”. Esboçou em um guardanapo de papel, ainda durante o vôo, o logotipo da que viria a ser a primeira Feira Nacional da Indústria Têxtil, a Fenit, realizada no Pavilhão Internacional do Parque Ibirapuera.
A primeira edição da Fenit, em 1958, foi um total fracasso. Os empresários brasileiros da época não tinham a visão necessária para este tipo de empreendimento. Caio era, como todo verdadeiro empreendedor, um visionário.
Mais Caio entendeu que dificuldades, quando corretamente trabalhadas mediante Atitudes Vencedoras, se transformam em oportunidades e não em problemas. Caio persistiu. Em 1960, a Fenit decolou como o grande palco de empresas que reinventavam a moda.
Onde muitos empresários desistiriam alegando que o mercado não está preparado, que não existe a cultura para esse ou aquele empreendimento, Caio perseverou e venceu. Rompeu com o paradigma vigente, preparou o mercado, estabeleceu a cultura e se tornou vitorioso. Seu sucesso fala através das mais de 600 feiras (entre elas as renomadas Feira da Mecânica, a Feira de Utilidades Domésticas - UD, o Salão do Automóvel e o Salão da Criança) que vendem e promovem o Brasil na América Latina e no mundo.
Hoje, o empreendedorismo de Caio promove 30 feiras de negócios por ano, dentre as mais importantes realizadas no Brasil e na América Latina, além de ser responsável por 50 mil empregos diretos e mais de 700 mil indiretos. Suas feiras atraem expositores de mais de 80 países de todos os continentes.

Essa é a história de Caio de Alcântara Machado, que transformou o Brasil em uma fantástica vitrine comercial global. E a força de seus ideais e convicções são sentidos em cada milímetro do gigante Anhembi, materialização da certeza de um homem que venceu a incerteza de todo um mercado e inaugurou uma nova era na indústria do turismo e dos eventos na América Latina. Um homem de Atitudes Vencedoras!

Texto em Homenagem a Dr. Caio de Alcântara Machado, extraído do livro recém lançado por Carlos Hilsdorf pela Ed. SENAC SP: “ATITUDES VENCEDORAS” p.123 e 124.

Carlos Hilsdorf

Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha). Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV e consultor de empresas. Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Referência nacional em desenvolvimento humano. Site oficial: www.carloshilsdorf.com.br

Acompanhe as novidades no Twitter: www.twitter.com/carloshilsdorf

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.