Caderneta de poupança: você acha um bom investimento?

Ganho real da Caderneta de Poupança tem a pior rentabilidade desde 2003

Criada em 1861, a poupança é a forma mais antiga de aplicação oficial no Brasil. Foi criada juntamente com a caixa Econômica Federal através do Decreto 2.723, de 12 de janeiro de 1861, assinado pelo Imperador D. Pedro II.

No entanto, diversas formas de aplicação (para todos os gostos e bolsos!) têm surgido com o passar dos anos em nosso país. Apesar disso, a caderneta de poupança é o investimento mais buscado pelos brasileiros.

Paralelamente à esta busca, temos um aspecto financeiro a observar que vem ser tornando extremamente prejudicial ao bolso de cada um que mantém o dinheiro neste tipo de operação financeira.

Recentemente, os meios de comunicação noticiaram que, na análise do mês de junho (2015), o ganho real da Caderneta de Poupança ficou negativo. Isso mesmo! Quem tem dinheiro na caderneta de poupança com o intuito de investir, acabou perdendo dinheiro.

Antes de tudo, é necessário salientar o que seja o ganho real. De forma bem simplista, podemos entender o ganho real como aquele que desconta o efeito da inflação no período. Ou seja, se você teve uma rentabilidade qualquer em certo investimento, para saber o quanto ganhou realmente, faça os devidos descontos relativos à inflação. No caso em questão, o aumento relativo à inflação foi maior que o rendimento oferecido pela poupança. Numericamente há mais dinheiro. Mas ele compra menos do que comprava em um período anterior!

O cenário é bem mais complexo do que se imagina quando levamos em conta dados divulgados pelo Banco Central. O órgão ressalta que o último recorde histórico de depósitos neste tipo de aplicação superaram os saques em R$ 2,616 bilhões no mês de abril de 2013. Isso mostra que este tipo de aplicação é a mais utilizada pelo brasileiro. É um cenário bastante preocupante quando pensamos que isso é reflexo da pouca informação que os brasileiros tem sobre o assunto.

De forma bem contundente: percebemos que é uma perda sistemática de dinheiro e rendimentos.

Duas das principais questões que norteiam a procura por este tipo de investimento estão relacionadas à falta de conhecimento de outras formas de investimento e um alto grau de aversão ao risco.

Falta ao brasileiro, de forma geral, planejamento e informação para que possa investir de forma mais rentável e mais segura.

A edição eletrônica da revista infomoney de julho deste ano informa que “nos últimos 12 meses, a poupança fica em penúltimo lugar, com rentabilidade real negativa de 1,31% e a frente apenas do Ibovesta, com queda real de 8,32%”.

Em geral, nós, brasileiros, precisamos buscar opções mais seguras de investimento e compreender que elas podem render muito mais do que rende a caderneta de poupança. A caderneta de poupança não é a única forma segura de investir.

Outra questão muito interessante neste mercado de investimento é compreender que os períodos históricos mudam e, consequentemente, o que pode ser um bom investimento hoje, pode ser um mau negócio amanhã. Essa análise sistemática que fazemos pode nos trazer uma prática cada vez maior em instimentos e garantir que nosso dinheiro esteja protegido das corrosões da inflação e render cada vez mais.

O dinheiro que recebemos em função das nossas atividades precisa ser bem investido para que possamos ter uma segurança financeira em um momento futuro que deve ser planejado de forma muito cuidadosa.

Busque informações, leia revistas de negócios, busque corretoras de investimentos e o auxílio dos planejadores financeiros. São fontes confiáveis quando o assunto é investimento. Costumo, em várias situações, dizer que um conselho barato pode sair muito caro. Procuremos conselhos de especialistas que possam lhe trazer informações confiáveis e excelentes rentabilidades.

Convido você, que só investe na caderneta de poupança, a conhecer outros investimentos. Você pode se surpreender com a rentabilidade que vai encontrar.

Informação é um dos segredos fundamentais na rentabilidade do seu dinheiro.

ExibirMinimizar
Digital