Business Framework: a colaboração entre negócio e tecnologia através do novo ERP

O artigo "O ERP Como ferramenta de alavancagem estratégica" fala sobre como o ERP irá impactar a estratégia das organizações. Este artigo da um novo conceito de desenvolvimento para o ERP com objetivo de atender às novas (e mutantes) demandas das organizações

O mundo testemunhou uma imensa alteração nos modelos de negócios nos últimos 35 anos e a principal razão para esta mudança foi o aumento incrível da informação disponível, que se tornou abundante.

Desde o começo, a abundância de recursos distinguiu o rico do pobre. Quando a história analisou as civilizações baseadas em sua produção de cereais, o resultado foi o seguinte:

  • Civilizações baseadas em arroz e trigo, por conta das dificuldades para produzir (requer muitas pessoas, gerando alto consumo da força de trabalho) e com baixos índices de proteína (gerando uma população mais fraca), normalmente estas civilizações se tornaram sociedades agrárias com déficit na força de trabalho.
  • Civilizações baseadas no milho, por conta das facilidades para produzir (requer poucas pessoas, gerando um superávit na força de trabalho) e altos índices de proteína (o que gerou uma população mais forte), normalmente estas civilizações se tornaram sociedades guerreiras com abundância na força de trabalho.

Com o tempo, as tecnologias desenvolvidas para melhorar a produtividade do milho transformaram as "Sociedades do milho" em sociedades altamente industrializadas devido a abundância de matéria-prima e da força de trabalho. Hoje em dia o milho e seus derivados são usados para produzir muitas coisas - De pasta de dente a cosméticos, de fraldas a cola, de pneus a plástico, de Whikey a Etanol (sendo esta a nova fronteira que irá testar a abundância do milho) e muito mais.

No século XX, o plástico é um exemplo de abundância. Suas propriedades físicas o habilitaram as ser matéria-prima para quase tudo, gerando uma abundância de materiais em muitas segmentos e gerando uma significativa redução de preços para todos os segmentos econômicos, o que converteu muitos produtos em uma simples Commodity.

A globalização distribuiu a abundância destes produtos (assim como a abundância localizada da força de trabalho) ao redor do mundo, forçando ainda mais os preços para um significativo número de produto, o que consolidou a posição desses produtos como meras commodities.

No desenvolvimento de Software, enfrenta-se uma carência de matéria-prima: Desenvolvimento de Software exige uma força de trabalho especializada e reduzida.

A popularização dos Softwares comerciais permitiu a um grande número de organizações aumentassem sua produtividade. O Software de ERP evoluiu em preço e em funcionalidades mais ainda é muito caro em termos de implantação, suporte, customização e evolução das regras de negócios.

Os negócios estão evoluindo muito rápido e os Softwares de ERP se tornaram o gargalo nesse processo de evolução.

Para se ajustar um Software de ERP a novas regras de negócio leva-se muito tempo, exigem uma mão de obra especializada e, normalmente, é muito caro. A evolução das organizações Holocráticas e a industira 4.0 são exemplos de como os ERPs irão atrasar o desenvolvimento das organizações. Para um produtor de um Software de ERP, mapear todas as possibilidades de organização (que estão surgindo ou que irão surgir no futuro) se tornará uma tarefa inviável, o que gerará por parte das organizações a demanda por um novo conceito de Software para automatizar suas funções de negócio.

O conceito de "Business Framework" é focado justamente na redução desse gargalo gerado pelos Softwares de negócios, permitindo às organizações, a partir de seus especialistas em negócios, alterarem as regras de negócio na mesma velocidades com que elas mudam no mundo real.

Da mesma maneira que a utilização dos Containers eliminou o gargalo criado pela dependência dos estivadores nos portos e distribuiu e esforço de carregar um navio com uma abundante e mais barata mão de obra existente em áreas muito distantes do porto, o "Business Framework" irá distribuir os esforços de manter o Software de ERP atualizado rem relação às necessidades das organizações, utilizando para isto a mão de obra altamente especializada em negócios que existe dentro destas mesmas organizações.

Os principais benefícios da adoção dos "Business Framework" são:

Para os desenvolvedores de Software comerciais

  • Alto nível de padronização dos Softwares
  • Redução no tempo de desenvolvimento de Softwares comerciais
  • Documentação automática baseada nas regras de negócios atuais
  • Redução do número de código de computador, aumentando a estabilidade do Software
  • Redução do tempo necessário para corrigir problemas
  • Redução do time de desenvolvimento, simplificando a gestão
  • Redução do impacto da atualização do Software nas regras de negócio
  • Fortalecimento do conhecimento técnico
  • Compartilhamento por muitas empresas de uma instância única
  • Disponibilização de um Software altamente customizável mesmo em uma instância única

Para os clientes dos Softwares comercias

  • Melhora do comprometimento da organização com as informações e com as regras de negócio
  • Fornece um método rápido para adequação a novas regras de negócio
  • Fornece mais flexibilidade para as regras de negócio
  • Fornece um método rápido para avaliar o impacto de mudanças ou de novas regras de negócio
  • Fornece uma alta capacidade de customização a um baixo custo
  • Reduz o impacto das atualizações tecnológicas nas regras de negócio
  • Aumenta o ciclo de vida do Software comercial, aumentando o intervalo das atualizações tecnológicas
  • Fortalece o conhecimento dos negócios

A computação nas nuvens é a nova fronteira para as produtoras de ERP e, por conta da significativa redução de custos, tenderá agerar uma abundância na oferta de opções para o cliente, transformando essa produto em uma commodity, seguindo o mesmo ciclo de outros produtos demonstrados neste mesmo artigo.

O Conceito de "Business Framework" permitirá aos produtores de ERP entregar um Software altamente personalizado suportado por uma instância única, dando ao cliente a possibilidade e evoluir com seus processos de negócio à medida que for necessária sem que a tecnologia dos software de gestão seja um empecilho para isto.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento