Buscando oportunidades de negócio através do Google

Com as constantes notícias negativas sobre crise, é importante que os empreendedores tenham ferramentas para encontrar boas oportunidades de negócio. Com algumas dicas relativamente simples, é possível garimpar informações preciosas no Google e até em outras plataformas de busca. O objetivo deste artigo é sugerir algumas alternativas simples, mesmo para quem não está profundamente familiarizado com as ferramentas de busca.

A internet oferece inúmeras saídas para a crise. Por exemplo, é possível encontrar alternativas de investimento e novas oportunidades de negócio gratuitamente.

Para isso é necessário que o usuário saiba usar as ferramentas de busca a seu favor.

Para mostrar como isso pode ser feito, realizamos uma pequena pesquisa na internet para o setor de Bares e Restaurantes.


1º Passo: digitamos 'setor de bares e restaurantes' (SEM ASPAS) no Google.

Entre os resultados, encontramos uma associação chamada ABRASEL, criada especialmente para desenvolver o setor.


2º Passo: visitamos o site da ABRASEL.

Para conhecer um pouco mais sobre a associação, clicamos sobre a aba 'A ABRASEL' e descobrimos que o setor de bares e restaurantes tem um "nome oficial": 'setor de alimentação fora do lar'.


3º Passo: digitamos "alimentação fora do lar" (ENTRE ASPAS) no Google.

Decidimos então refazer a pesquisa com o nome oficial do setor. Mas por quê? Por que é uma forma de encontrar conteúdos que também usaram o nome oficial do setor. Ou seja, provavelmente as informações escritas foram por pessoas que já pesquisaram algo sobre o setor e que sabem que o mesmo tem um nome oficial.

Por que digitamos o termo "alimentação fora do lar" ENTRE ASPAS? Quando digitamos uma frase entre aspas, o Google pesquisa as palavras EXATAMENTE como foram escritas dentro das aspas, na mesma sequência e juntas.

Se digitamos SEM ASPAS, o Google pesquisa as palavras em qualquer ordem e em qualquer lugar da página...

Portanto, se digitarmos alimentação fora do lar (SEM ASPAS), o Google vai encontrar muitas páginas sem relação com o setor de alimentação fora do lar.

No exemplo abaixo fizemos a busca ENTRE ASPAS e SEM ASPAS para você perceber a diferença. Digitando ENTRE ASPAS o Google encontrou 90 mil resultados, enquanto SEM ASPAS encontrou mais de 440 mil!


4º Passo: escolhemos a aba 'Notícias'.

Escolher a aba de notícias é uma forma de captar o que a imprensa está dizendo sobre o setor.

Geralmente, ou as notícias são predominantemente positivas ou são predominantemente negativas. Ou seja, dificilmente encontramos notícias que exploram os dois aspectos equilibradamente.

Por isso, é importante manter o foco sobre as notícias positivas para entender para onde os players do mercado estão olhando.

Se você pretende olhar para as notícias negativas, é possível encontrar oportunidades também, mas é bem provável que isso te influencie a ter um olhar pessimista em relação aos fatos.


5º Passo: digitar palavras que atraiam notícias positivas, junto com o nome do setor.

Existe uma série de palavras que você pode pesquisar junto com o termo "alimentação fora do lar" (ENTRE ASPAS). Essas palavras é que vão te ajudar a filtrar melhor os 90 mil resultados sobre o setor de alimentação fora do lar.

Se você quiser ampliar a pesquisa, pode também usar o termo "setor bares e restaurantes" (ENTRE ASPAS). O número de resultados provavelmente vai ser maior e você terá de filtrar as informações úteis.

Portanto, cabe a você usar sua criatividade e montar termos de pesquisas inteligentes para encontrar novos clientes, novos mercados, novos fornecedores, novos produtos, concorrentes e até parceiros.

Se quiser uma ajuda, neste link disponibilizamos uma lista de palavras-chave para você usar nas suas pesquisas.


6º Passo: visitar as páginas e organizar as informações que encontramos.

Este passo é muito pessoal... cada pessoa tem seu jeito próprio de organizar as informações. Você pode criar planilhas, listas, ou até mesmo fazer anotações à mão sobre cada notícia.

É importante que os dados sejam fáceis de ser acessados e de ser entendidos.

Para te ajudar a tomar decisões assertivas, também é recomendado que você conheça e utilize ferramentas e conceitos modernos de marketing. Por isso é sempre bom estudar e se manter atento às novidades...

Caso não queira ter esse tipo de trabalho, contrate um profissional de marketing para te auxiliar.

Gostou das ideias? Tem alguma sugestão? Deixe aqui nos comentários... ou entre em contato comigo! Seu feedback será muito bem vindo!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento