Brasil a beira de uma “Revolução Francesa”

O estudo da História vai além do conhecimento do pretérito, somos fruto do passado, e o futuro é fruto do presente, isto é, analisar o passado é a mais simples e eficaz defesa contra reincidência de gravíssimos erros

No ano de 1789 iniciava-se uma grande mudança que ficou conhecida como Revolução Francesa. Foi um período de intensa agitação política e social na França. Em meio a uma crise fiscal, o povo francês estava cada vez mais descontente com a incompetência do Rei Luís XVI, com os altos impostos, o desemprego e os altos gastos da nobreza.

O Rei, embora pressionado constantemente, diante da enorme crise não tomou medidas enérgicas, ficava em meio às manifestações sem, de fato tomar uma atitude, perdendo o controle e, em três anos, a monarquia.

Tudo isso me lembra uma crise muito factual, que, embora não ocasionada em uma monarquia, e sim em uma República, parece estar tomando caminhos semelhantes. Em fevereiro deste ano, o IBGE acusou uma das maiores taxas de desemprego da última década (7,6%). Enquanto isso, os impostos sobem em escalas jamais esperadas, os governos gastam de maneira infrene, quando, no momento, poupar seria essencial, e o pior, diante de tantas revoltas e manifestações, a Presidente da República, embora pressionada, se mantém como uma lagarta em seu casulo, frágil e imóvel.

Ainda que, como uma lagarta em um casulo, nada de belo e deslumbrante como uma borboleta se dará ao final dessa história que todo o Brasil hoje presencia, muito mais me parece com a moral da fábula de Da Vinci (A Borboleta e a Chama), “esta fábula é dedicada àqueles que, como a borboleta, são atraídos pelos prazeres mundanos, ignorando a verdade. Então, quando percebem o que perderam, já é tarde demais.”

Infelizmente, nesse caso, não somente perderá a borboleta, mas, sim, todo o Brasil. A história mostra que líderes fracos e incompetentes de nada servem, a não ser para inflamarem crises, revoltas e revoluções.

Que a lei guarde o povo, e o povo o Brasil.

Fontes:

-IBGE - Sala de Imprensa (http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias.html?view=noticia&id=1&idnoticia=3106&busca=1&t=janeiro-taxa-desocupacao-vai-7-6)

-A Borboleta e a Chama (Livro: Fábulas de Leonardo da Vinci)

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento