Branding: Como contar uma história atraente que seu público irá amar

Se você quer criar uma empresa rentável que gera milhões em rendas e tem milhares de clientes fiéis, então você precisa se tornar um mestre em branding.

Não existe outra maneira.

Quando se trata de construir a sua marca, o espaço pra erro é pequeno.

Apenas um movimento errado e pode arruinar a sua reputação e o nome da sua empresa definitivamente.

É indispensável que você entenda como criar uma brand message (ou slogan) atraente e aprenda como manter essa mensagem durante toda a vida útil da sua marca.

Então, como fazer isso?

Bom, com alguns truques e dicas simples que vou apresentar nesse artigo você poderá perceber que na verdade é mais fácil do que você imagina.

1. Elabore uma mensagem positiva

Eu gostaria que você pensasse lá atrás por um minuto.

Quando foi a última vez que você comprou um produto de uma marca porque o único objetivo da mesma era bater a concorrência e fazer o máximo de dinheiro que conseguisse?

Se você é como eu é bem provável que a resposta seja “Nunca”. E existe uma razão para isso.

As pessoas gostam de sentir que estão fazendo o bem.

Eles gostam de comprar produtos de marcas que estão tentando fazer o bem, que fazem doações e que, em um mundo cheio de pessoas antiéticas nos negócios, ainda conseguem manter um alto nível de moral.

O primeiro passo para é criar uma marca atraente é compartilhar mensagens positivas.

Seu foco deve ser sempre melhorar a vida das pessoas.

Esqueça essa ideia de uma marca hipercompetitiva, com campanhas políticas onde o único foco é destruir a concorrência.

Ao invés disso, foque em ser uma força positiva no mundo.

As pessoas adoram sentir que estão ajudando a melhorar o mundo.

Se você pode criar uma marca agradável e que coincide com os desejos dos seus clientes, a sua marca possui um potencial sem fim.

2. Entre na mente dos seus clientes

Uma das partes mais importantes nos negócios é a habilidade de se colocar dentro da mente do seu cliente.

Considerando que você não está tocando uma empresa cujo público alvo é “O mundo”, essa deveria ser uma tarefa relativamente fácil.

Pense sobre o público para o qual você está tentando vender.

O que eles valorizam?

De qual tipo de marca eles querem comprar?

O que importa para eles quando estão fazendo uma compra?

Caso você não saiba a responder essas perguntas (na verdade, você deveria saber), então, faça uma pesquisa com os contatos da sua lista de e-mail e redes sociais.

A partir do momento que você entende o que seus clientes estão procurando, crie uma um sloganque combine exatamente com o desejo deles.

Pode ser qualquer coisa. Qualquer qualidade, honestidade, integridade, generosidade, luxúria ou uma série de outras coisas.

Não importa qual é a sua mensagem desde que seja congruente com os desejos do seu público alvo.

3. Mantenha o foco em uma coisa de cada vez

Eu conheço que muitos empresários que tentam criar uma um slogan focado em várias coisas.

Também é muito frequente que eles foquem em coisas que são mutualmente exclusivas.

Imagine a Malboro promovendo seus cigarros usando um slogan que é a combinação de viver perigosamente e ter o cigarro mais seguro do mundo?

Isso não funcionaria, não é?

Sempre que você estiver desenvolvendo um slogan, pegue uma coisa e permaneça nela por pelo menos 6 meses observando como o público responde.

Se você obtiver resultados positivos, então mantenha o slogan. Caso contrário, repense sobre as necessidades dos seus clientes e vá ajustando seu slogan até que você acerte.

Entretanto, não seja lento e nem metódico, fazendo as modificações do seu slogan pouco a pouco durante muito tempo.

4. Seja simples

Uma das partes mais importantes no desenvolvimento do seu slogan é que você deve fazer com que seja simples.

Não complique as coisas. Não utilize linguagem ambígua. Não encha seu slogan com jargões. Só seja simples.

Por exemplo, qual desses slogans é mais provável que tenha sido elaborado por você?

A: “Seus filmes, a qualquer hora, em qualquer lugar”.

Ou

B: “Um dispositivo portátil para todos os seus DVDs”.

Na minha opinião a resposta é bem óbvia.

A primeira mensagem é simples, direta ao ponto e sem perda de tempo. A segunda já está se tornando irrelevante no nosso crescente marketing digital.

Certifique-se que sua mensagem vá direto ao ponto e que a formulação seja mais simples possível.

Se você for capaz de mostrar seu slogan para seus avós e seus irmãos e fazê-los entender, então você está no ponto certo.

5. Certifique-se que seu slogan é preciso

Não importa quão inteligente seja o slogan que você usa, ele não será bem sucedido se não for verdadeiro.

Se você está vendendo um produto ilegítimo, porém, alegando que é o melhor que existe, não existe marca inteligente no mundo que irá mudar o fato de que seu produto é um lixo.

É preciso que você seja verdadeiro com seu slogan. Se você não for, sua marca vai ser sinônimo de marketing desonesto e reclamações.

Digamos que não é isso que um empresário quer.

Conclusão

Criar uma brand message (ou slogan) atraente não é uma tarefa fácil, mas fazendo uso dessas 5 dicas, você estará no caminho certo para obter em slogan que seu público irá amar e apoiar.

O slogan de uma marca é algo extremamente importante e pessoal, portanto, não tenha pressa.

Reserve um tempo para pensar de verdade sobre a mensagem que você deseja transmitir e como você quer ser visto no mercado.

Uma vez que você estiver certo da direção que você quer tomar, elabore sua mensagem e construa todo um negócio em volta disso.

Qual é o seu slogan? Baseado nas dicas acima, como você poderia melhorá-lo?

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    Neil Patel

    Neil PatelAdministrador Premium

    O Wall Street Journal o chama de influenciador top na web. A Forbes diz que ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing no mundo. A Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes. Ele foi reconhecido como um dos 100 melhores empresários com menos de 30 anos pelo Presidente Obama e um dos 100 melhores abaixo dos 35 anos pelas Nações Unidas.

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