Brand Journalism — Entenda por que um jornalista deve produzir o conteúdo da sua empresa

Conheça o jornalismo de marca e veja 5 características que fazem dos jornalistas os melhores profissionais para conduzir a estratégia de conteúdo empresarial

Com o fortalecimento do Marketing de Conteúdo a partir de 2010 como uma forma eficiente de atrair e se relacionar com os consumidores — 69% das empresas brasileiras já aderiram a esta estratégia —, aumentou a demanda por produção de conteúdo especializado. Aí também nasceu, entre outros questionamentos, a seguinte pergunta: quem é o profissional ideal para produzir conteúdo corporativo?

Apoiado em minha experiência e também visualizando a movimentação do mercado, sou inclinado a afirmar que jornalismo é a formação mais indicada para o profissional responsável por conduzir a estratégia de conteúdo de uma empresa.

Para que você entenda esta minha proposição, vamos começar conversando sobre o Brand Journalism e, ao final, te apontarei algumas características que fazem dos jornalistas excelentes profissionais para atuação em marketing de conteúdo. Acompanhe!

Brand Journalism — O jornalismo de marca

Em 2004 o McDonalds apresentou ao mundo uma nova nomenclatura para definir os profissionais de jornalismo que atuam nas corporações: o brand journalist, ou jornalista de marca em bom português. Depois de anos de estudo, a companhia concluiu que contratar jornalistas era a melhor estratégia para a produção e distribuição assertiva de conteúdo que elevasse a experiência de seu público-alvo e melhorasse a reputação da marca.

De lá para cá já se passou uma vida — não sem o tradicional estranhamento inicial e os protestos do percurso. Agora, mais de dez anos depois, os brand journalists são profissionais amplamente respeitados e disputados pelas empresas que realmente entendem o valor de assumir as rédeas da produção e distribuição de seus conteúdos. No Reino Unido, de acordo com o NewsCred Report, 73% dos jornalistas já acreditam que o jornalismo de marca será uma uma das melhores escolhas de carreira nos próximos cinco anos.

O aval da Forbes fortalece o jornalismo de marca

A Forbes foi um dos primeiros grandes veículos jornalísticos a reconhecer o “nascimento do jornalismo de marca e sua importância para os negócios”, depois de perceber que os conteúdos produzidos por empresas como SAP eSalesForce.Com estavam sempre entre os mais lidos em seu portal de notícias. Foi então criada a BrandVoice, uma editoria especial na qual as empresas publicam seus materiais.

Em um artigo publicado em 2012, Lewis DVorkin, então editor executivo da revista, exaltou este novo movimento e declarou: “como jornalistas, os comerciantes estão aprendendo a atrair os consumidores de notícias na era digital”. Há quem afirme que este posicionamento da Forbes acalmou os ânimos e “abriu o Mar Vermelho” para que excelentes profissionais da mídia tradicional passassem a atuar para marcas, produzindo e editando revistas corporativas (nos mais variados formatos e plataformas), portais, blogs etc.

Brand Journalism no Administradores.Com

No Brasil, o Administradores.Com é um dos grandes portais que possibilitam a publicação de conteúdos pelas empresas, e vem sendo amplamente utilizado por empresários e profissionais liberais das mais diversas áreas e segmentos de atuação.

Para publicar no espaço que é hoje o maior portal do mundo sobre Administração e Negócios em língua portuguesa, abrangendo 5% dos internautas brasileiros, basta criar uma conta e seguir todas as regras.

Existem duas opções de publicação no Administradores.Com: uma versão free e num upgrade pago (Administradores Premium), que dá mais destaque, inclusive com chamadas nas redes sociais (Facebook com 1,3 milhões de fãs e Twitter mais de 150 mil), além da possibilidade de chegar a mais de 300 mil contatos via e-mail em boletins diários.

5 características que fazem dos jornalistas os melhores profissionais para produzir conteúdos corporativos

Dito isso, vamos às razões pelas quais eu defendo que jornalistas são os melhores profissionais para ajudar empresas a criar consciência e autoridade de marca com credibilidade (conduzir o marketing de conteúdo):

5. Jornalistas escrevem por prazer — e com método

Ok, nem todos os jornalistas gostam de escrever (só os melhores!). Por serem profissionais que atrelam a finalidade de sua atividade à escrita com método (redação), os jornalistas se destacam dos demais quando o assunto é produção textual. Eles conseguem criar longos textos, fazer bons descritivos de produtos e serviços, formatar chamadas impactantes, produzir roteiros de vídeos e áudios, fazer boas entrevistas etc e fazem isso com prazer.

4. Jornalistas sabem contar histórias

Antes de tudo, jornalistas são contadores de histórias. Eles sabem da necessidade de envolver o público das notícias usando personagens que de alguma forma estejam envolvidos com os fatos ou sejam impactados por eles. Conhecem o poder de conexão que estes personagens têm perante o público e, por isso, ouvem e referenciam autoridades para chancelar ideias e criam contrapontos para dar ao receptor as várias visões de um mesmo assunto, sempre considerando a paixão que o ser humano tem por histórias.

Tudo isso pode — e deve — ser utilizado para a construção de conteúdos corporativos. Em suma, ao contar boas histórias, um jornalista ambientado com técnicas, métodos e práticas de marketing digital poderá tornar o conteúdo da sua empresa altamente relevante e interessante.

3. Jornalistas são viciados em buscar respostas e traduzir conceitos

Se tem uma coisa que um bom jornalista adora é fazer perguntas. Mas também checar a veracidade das respostas, duvidar, perguntar de novo, buscar contrapontos… Esgotar as possibilidades de explicação de um fato ou conceito é uma atividade muito importante no processo jornalístico.

Outro ponto interessante da prática jornalística, que pode ser usado na estratégia de conteúdo de uma empresa, é a simplificação das informações para que toda a audiência compreenda. Um mantra muito repetido por estes profissionais foi dito por David Ogilvy: "comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem".

2. Jornalistas conseguem extrair o máximo de suas fontes

Dentro das empresas há muitos profissionais que são especialistas em suas funções. Eles sequer imaginam que este conhecimento todo pode ser utilizado para fortalecer a imagem da marca e, de quebra, melhorar suas próprias reputações (marca profissional).

Abra caminho para que o jornalista que produz conteúdo para sua empresa chegue até estas pessoas e veja o que acontece. Você vai se surpreender com a quantidade de informações e ideias que surgirão de uma “simples” entrevista. Grifei simples, pois para o entrevistado uma entrevista pode ser apenas uma conversa, mas para um bom jornalista, não.

1. Jornalistas estão sempre equilibrando o que o público quer e o que ele precisa saber

Em marketing de conteúdo é preciso ser criativo e prender a atenção, ao mesmo tempo em que se entrega um conteúdo que gere valor à audiência e a conduza dentro de uma trilha estratégica até a compra (jornada do consumidor; funil de marketing, entre outras nomeações). Nesta estratégia, atrair as pessoas com o que elas querem e também entregar o que elas devem saber é o pulo do gato.

Colocar na balança o que atrai e o que dá efeito é o exercício diário de quem foi treinado para diferenciar o que é interesse público do que é interesse do público!

Jornalista de marca é jornalista que entende de negócio

É importante também saber que, além de se certificar de que seu brand journalist é alguém antenado com todas as plataformas, que conhece e lida bem com o marketing digital e todas as suas facetas (sobretudo com indicadores, mensuração de resultados), tenha certeza de que se trata de um profissional disposto a entender do negócio. Afinal, não existe marketing de conteúdo de resultado sem uma estratégia comercial. Técnica e criatividade por si sós, sem consciência de todos os esforços para ganho de mercado, não são suficientes.

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