Blockbuster capacita colaboradores com treinamento on-line

Blockbuster capacita colaboradores com treinamento on-line Solução desenvolvida pela DTM garante uniformidade nos conteúdos trabalhados e capacita funcionários em todo o Brasil de forma homogênea A Blockbuster, maior rede de vídeo locadoras do País, completa em 2006, onze anos de operação no Brasil. Com mais de 1.200 funcionários e 124 lojas distribuídas em onze estados brasileiros e na capital federal, a Blockbuster tem como filosofia proporcionar aos clientes ambiente familiar e inovador. Para tanto, investe na capacitação constante de seus colaboradores. Com o departamento de Recursos Humanos centralizado em São Paulo e lojas espalhadas em todo o território nacional, os treinamentos representavam altos custos, considerando que sua mão-de-obra é dispersa. A Blockbuster enfrentou o desafio de treinar uniformemente todos seus funcionários, de modo que o atendimento fosse igual em todas as lojas da rede. Treinamento da equipe Em 2004, a empresa adquiriu o DTM University, software aplicado à capacitação de funcionários, desenvolvida pela DTM Marketing de Relacionamento. A ferramenta garantiu acesso pleno aos programas de treinamento mesmo às equipes das regiões mais afastadas. Criada originalmente para disseminar a cultura de marketing de relacionamento entre os funcionários, apoiando os projetos implantados pela própria DTM, a plataforma DTM University dispõe de gerenciador de documentos que trata a informação artigos, comentários, comunicados, editais, etc. e a publica, em formato e conteúdo padronizados, utilizando diferentes canais, inclusive a Internet, intranets e extranets. Segundo a gerente de projetos da DTM, Ana Carolina Senger Rodrigues, as vantagens da plataforma não param por aí. Há, ainda, o Fórum de Discussão, onde o gestor cria um tópico para que os funcionários troquem informações e experiência; a avaliação de reação aplicada após um treinamento presencial, que serve para medir o grau de satisfação do treinamento presencial (em sala de aula), além do relatório de comparação dos resultados dos treinamentos com os principais KPIs (Key Performance indicator) da empresa, explica Ana Carolina. De acordo com a gerente de recursos humanos da Blockbuster, Juliana Abdala, o DTM University permite que a informação chegue rapidamente aos funcionários com o mesmo padrão de qualidade, formato e conteúdo. O University foi crucial para que implantássemos o Programa de Educação Continuada em Operações (ECO), com qualidade e resultados extremamente favoráveis, explica. Em 2005, conseguimos treinar 100% da nossa força de vendas em nível gerencial, ou seja, 124 profissionais que somam mais de 12 mil horas de treinamento, comemora. Para 2006, a superintendente projeta estender o treinamento aos demais níveis hierárquicos, potencializando a utilização da ferramenta no máximo de sua capacidade. Sabemos que o treinamento é o diferencial em um mercado altamente competitivo como o nosso. Ao mesmo tempo, treinar utilizando sistemas tradicionais é muito oneroso, pois inclui gastos com transporte, hospedagem, entre outros, diz Juliana. Otimização de custos e tempo O diretor-executivo da DTM, Bernardo Canedo, explica que a empresa desenvolveu uma solução focada nas necessidades da rede e com o DTM University criou um modelo que, unindo conteúdo auto-instrutivo a aulas presenciais ministradas de forma complementar, aumenta o grau de penetração e eficácia dos programas de treinamento, com redução de custos. Atualmente o ECO soma 97 horas de treinamento auto-instrutivo por funcionário, com informações conceituais que serão utilizadas no dia-a-dia da loja, diz ele. Mais do que uma solução tecnológica de e-learning, o DTM University é, na verdade, uma ferramenta que gerencia a aprendizagem na Blockbuster. Por meio dela os funcionários interagem com a ferramenta DTM e podem acessar o conteúdo do curso durante o trabalho ou do computador de sua casa, em qualquer horário. Essa plataforma gerencia as notas de provas e a liberação para as próximas etapas do curso. A Blockbuster, por sua vez, consegue acompanhar a freqüência e desempenho dos funcionários nos treinamentos e identificar possíveis falhas no aprendizado, pois as estatísticas desse processo são consolidadas, inclusive com medição pré e pós-treinamento. Além do domínio tecnológico de ferramentas de relacionamento, encontramos na DTM a aplicação de todos os conceitos utilizados nas relações entre empresa e cliente para nossas necessidades de relacionamento entre empresa e funcionário, finaliza Juliana. Canedo atribui o sucesso do DTM University ao fato de suprir, no mercado, a carência de um instrumento capaz de oferecer segurança e objetividade na condução das políticas de RH. A solução parte do princípio de que o funcionário é o primeiro cliente de qualquer empresa, exigindo tratamento especial que, a começar pela valorização profissional, possa agradá-lo, retê-lo e fidelizá-lo, conclui o diretor. Sobre a Blockbuster A Blockbuster Inc. é líder global no fornecimento de entretenimento doméstico de filmes e games, com mais de 9.000 lojas espalhadas pelas Américas, Europa, Ásia e Austrália. No Brasil, desde 1995, a Blockbuster Brasil é representada pela BWU Comércio e Entretenimento Ltda, fruto de um acordo de franquia entre BWU Comércio e Entretenimento Ltda e a Blockbuster Entertainment Corporation. Sobre a DTM Marketing de Relacionamento A DTM, empresa de marketing de relacionamento do Grupo DT, é especializada em aumentar a rentabilidade das empresas, assim como em alavancar os índices de fidelização, retenção (redução do churn) e recuperação dos clientes lucrativos das organizações. A metodologia da DTM tem início com a transformação das bases de dados das empresas em profundo conhecimento dos seus consumidores, por meio de estudos de datamining, análises científicas e construção de diferentes modelos estatísticos. As etapas seguintes são constituídas pelo planejamento, criação, gestão e avaliação dos resultados efetivos de todas as ações de vendas diretas e marketing de relacionamento implantadas nos diferentes canais de comunicação. Alguns dos clientes da DTM: Unimed, Jornal O Dia, iBest, Supermercados Zona Sul, Mercatto, Blockbuster, Ágora Senior, Senac, A!BodyTech, Joe & Leos restaurantes, Kawasaki Motors do Brasil, etc.
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