Benchmarking de Pessoas
Benchmarking de Pessoas

Benchmarking de Pessoas

O fato é que a técnica do benchmark até então sempre foi associada a produtos, negócios e serviços. O que proponho aqui é fazermos o benchmark de pessoas.

A expressão benchmark é comumente utilizada no meio empresarial para definir estratégias de comparação e balizamento entre empresas, produtos e serviços de sucesso. Em outras palavras, as empresas utilizam a técnica do benchmark para conhecer quem faz melhor algum produto ou serviço, e a partir daí aprender com suas estratégias de sucesso e erro. Afinal, para se atingir o sucesso é necessário arriscar e quem arrisca está exposto às duas situações.
O importante disso tudo é poder tirar o melhor proveito destas lições que a vida e os negócios nos dão. Estar aberto para reconhecer que o trabalho do outro é melhor do que o meu e, portanto, procurar conhecer como ele fez para alcançar este sucesso. Com base neste princípio é possível eliminar algumas etapas que não deram certo para o outro, e assim ganharmos tempo e dinheiro investindo corretamente em uma estratégia vencedora.

O fato é que a técnica do benchmark até então sempre foi associada a produtos, negócios e serviços. O que proponho aqui é fazermos o benchmark de pessoas. Como? Muito simples: sabe aquele indivíduo que você admira por ser muito conhecido entre o meio social, sempre procurado pelos amigos, constantemente rodeado de pessoas importantes? Então, verifique que características esta pessoa possui que a tornam interessante, que a deixam como um astro por onde passa. Você perceberá que muito dela também se aplica a você, mas é preciso estar atento para saber como utilizar corretamente. E a estratégia do benchmark poderá nos ajudar nesse sentido.


Outra forma de exercer o benchmark de pessoas é fazendo uma lista de personalidades conhecidas e ao lado dela relacionar as principais características que admira nestes indivíduos. Por exemplo: Gandhi grande paciência e habilidade para negociar; Jô Soares facilidade para a comunicação e improviso; Pelé gerenciamento da própria imagem e carreira; Ayrton Senna superação de seus limites, perseverança e autocontrole; Bill Gates visionário; Guga humildade, bom humor e carisma. Pense em outras pessoas que atuam no mesmo segmento que você, ou com habilidades e características parecidas.
Com esta lista em mãos, o próximo passo é realizar uma auto-análise, comparar suas competências e características pessoais para buscar subsídios para seu desenvolvimento. Onde você se percebe parecido com alguns dos listados? Em quais habilidades você nota estar mais defasado? Observe mais pessoas, amplie sua lista, avalie-se constantemente para saber se está conseguindo se aprimorar. Converse com amigos e parentes para obter mais informações sobre como as pessoas o vêem; enfim, busque informações que possam ajudá-lo a desenvolver-se constantemente.


A lista em questão não precisa necessariamente conter pessoas famosas ou conhecidas, mas aquelas que você admira por seus atos, postura, habilidades, como seus pais, amigos, professores, parentes, vizinhos, etc.


Vale ressaltar que a prudência e o equilíbrio interno são fundamentais para iniciar este trabalho; afinal, não estou propondo que as pessoas mudem suas características pessoais para serem iguais a astros, personagens famosos e esportistas, mas sim cidadãos melhores para si e sua comunidade. O benchmark de pessoas é uma estratégia de desenvolvimento pessoal e assim deve ser utilizado.
Em tempo, benchmark não significa copiar alguém ou algo, mas aprender com suas características e utilizar estes ensinamentos em seu próprio benefício. Portanto, mãos a obra, pois temos muito o que fazer. Sucesso!


Rogerio Martins é Psicólogo, Professor Universitário, Consultor e Palestrante sobre comportamento e motivação humana e Diretor da Persona Consultoria & Eventos.
Contato: telefone (11) 6978 4354 ou no site www.personaonline.com.br

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