Bagunça no quarto

A mãe chega na porta do quarto e percebe que o garotão não organizou o dormitório. Resultado: não vai ao cinema no próximo fim de semana. E se o quarto fosse uma empresa? Vem comigo, bora falar desse negócio!

Desde a infância os pais buscam encucar nas crianças uma tal disciplina, para que aprendam a ser: Organizadas. Não é de se estranhar, porém, que essa orientação vá além da fase juvenil, na adolescência e pasme, alguns até a fase adulta! Guardar os brinquedos, arrumar a cama e colocar as roupas no armário são algumas das primeiras tarefas que o pequeno gerente recebe dos pais. E a medida que vão crescendo reproduzem esse aprendizado nos cargos em que vai ocupar na vida.

Imagine esta cena: A mãe chega na porta do quarto e percebe que o garotão não organizou o dormitório. Resultado: não vai ao cinema no próximo fim de semana.

A mãe aqui representa um cliente, um colega ou mesmo o diretor da empresa, que ao chegar no local encontra as coisas fora de ordem: "Está faltando organização na Organização". E quando isso acontece é porque o garotão não arrumou o quarto. Resultado: Perdeu:

  • O cliente
  • A promoção
  • A meta
  • A venda
  • Uma indicação
  • Um elogio da direção
  • Um aumento de salário
  • O respeito dos colegas
  • E quem sabe até o posto de trabalho

Perdeu! Quando falta organização, sobram perdas.

Para Maximiano(1992)1 "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos", ou seja, se o garotão não faz as tarefas de casa, toda Organização pode ser prejudicada, os propósitos da empresa podem ser comprometidos. É como uma engrenagem, todos precisam trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos.

É isso, dizem que organização vem de berço, mas acredito que seja como Maximiano disse, "é uma combinação de esforços", se um faz e o outro não, a cama até fica arrumada, mas com a toalha sobre ela e as meias penduradas no ventilador... Todos precisam fazer força porque no time nem todos compartilharam do mesmo berço, da mesma educação. Então meus amigos, bora colocar ordem na casa e cada irmãozinho trate de arrumar seu quarto, assim nós vamos encher a mamãe de orgulho!

Beijo grande e vamos em frente!

1- MAXIMIANO, ANTONIO CESAR A. Introdução a administração. 3ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 1992.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento