Automação de marketing e e-mail para trazer clientes

A estratégia de automação de marketing consegue identificar quem abriu e quem não abriu os seus e-mails e entregar a informação necessária no canal onde o seu cliente está

Fala a verdade! Você já deve estar cansado de receber todos os dias, o tempo todo, uma quantidade enorme de e-mails tentando vender alguma coisa que você não quer comprar, acertei?

Se você não se interessa pela maioria dos e-mails que chegam, por que você acha que os seus clientes iriam querer receber e-mails da sua empresa deste jeito?

Vou te contar um segredo! Existe um jeito mais certeiro, mais inteligente e, o melhor de tudo,automatizado para se comunicar com seus futuros clientes sem que eles se sintam invadidos ou deletem as mensagens.

Qual o problema de enviar e-mail marketing sem planejamento?

Muita gente acha que comprar listas de e-mail é a solução ideal para prospectar novos clientes. Puro engano! Instantaneamente pode dar algum pequeno resultado, mas ao longo do tempo 2 coisas muito prejudiciais começam a acontecer com este tipo de estratégia.

1- Você vai criar uma resistência desnecessária na mente do seu ex futuro cliente

Ao enviar e-mail sem planejamento e de forma totalmente aleatória, no escuro, sem segmentação verdadeira, você está dizendo para o seu ex futuro cliente que você é apenas mais uma dentre as centenas de empresas que mandam mensagens pra ele sem qualquer utilidade.

Você está colocando o “carro na frente dos bois”. Ao invés de preparar antes o seu cliente e ir construindo nele a vontade de comprar o seu produto, você atropela o processo e antes que ele esteja realmente preparado para dizer “sim”, no desespero, você vai logo mandando ele comprar seu produto ou serviço.

Isso não funciona, é um tiro no pé e manda embora pra sempre um consumidor que, se bem trabalhado, poderia ter alguma chance de virar seu cliente!

2- SPAM e Black List

Quem não quer receber seus e-mails ou não está interessado suficientemente no seu produto vai classificar seu endereço de e-mail como SPAM, o que vai deixar tanto o IP como o domínio do seu servidor sujos nos órgãos que controlam SPAM pelo mundo.

Isso vai diminuir muito a taxa de entrega dos seus e-mails nas caixas de entrada do Google, Hotmail, Yahoo!, OutLook e outros.

Em outras palavras, isso quer dizer que você poderá até enviar os e-mails, mas eles não serão mais entregues aos destinatários. É o mesmo que jogar dinheiro fora.

Automação de marketing e e-mail planejado é a solução

A automação de marketing aliada a uma estratégia de Funil de Vendas, proporciona o envio sequencial e programado de e-mails de maneira eficiente para quem realmente quer receber aquele tipo de conteúdo. Com as novas ferramentas de automação de e-mail marketing é possível administrar uma base de contatos grande, permitindo uma segmentação mais certeira e eficaz de forma automática e mais qualificada para gerar cada vez mais vendas.

Identificando e atraindo o seu público alvo

Vamos imaginar uma empresa que venda todos os produtos necessários para se fazer bolo em casa. Esta empresa tem um site bem feito e otimizado para ser encontrado no Google. Agora imagine uma pessoa que está pesquisando no Google sobre “como fazer bolo em casa” e o Google traga esta mesma pessoa para a página da nossa empresa imaginária.

Note que o Google não está trazendo qualquer pessoa! Quem está chegando pelo Google está, no mínimo, curioso ou interessado em bolos. Concorda?

Neste site há um eBook gratuito que ensina a fazer e confeitar bolo. A única condição para a entrega do eBook é que a pessoa deixe o e-mail em um formulário.

Logo após a pessoa ter dado espontaneamente o e-mail e ter baixado o eBook, ela vai receber uma sequência de e-mails com informações complementares e que vão se tornar muito úteis ao aprendizado dela. Estas mensagens serão relevantes o suficiente para que não sejam apagadas.

Esta sequência de e-mails vai aproximar a pessoa cada vez mais da empresa, diminuir as objeções às compras e “aquecê-la” até que ela se torne uma possível compradora da marca e aí sim receba uma oferta da empresa.

Na verdade esta pessoa está recebendo propaganda sem saber que é propaganda. Isto diminui as resistências inconscientes.

Se esta pessoa, que baixou o eBook, quiser realmente fazer o bolo que ela aprendeu a fazer, onde você acha que ela vai procurar os ingredientes para comprar? Na nossa confeitaria imaginária, claro!

Segmentação e qualificação de leads

Agora imagine que nossa confeitaria, por ser imaginária, claro! Venda também peças automotivas. Confeiteiros e Mecânicos: dois públicos alvo com interesses e abordagens bem diferentes.

Qual a chance da pessoa que quer aprender a concertar um carro sozinha se interessar pelos mesmos e-mails que ensinam a fazer bolos? Muito pequena, certo?

A automação de marketing e e-mail consegue identificar estes diferentes públicos e enviar automaticamente o e-mail “X” para o cliente “X” e o e-mail “Y” para o cliente “Y”.

As sequências de e-mail são automatizadas e inteligentes a ponto de identificar o grau de engajamento de cada cliente com o conteúdo que está sendo enviado e ajustar os próximos e-mails enviando um conteúdo cada vez mais específico.

Automação de marketing nível ninja

Agora, imagine se além do e-mail, o seu cliente pudesse ser abordado em qualquer lugar, onde ele estivesse! Tanto no e-mail, como Google e nas redes sociais!

Já imaginou se sua empresa pudesse falar com este cliente engajado independentemente de ser por e-mail ou não?

Olha que legal! A estratégia de automação de marketing consegue identificar quem abriu e quem não abriu os seus e-mails e entregar a informação necessária no canal onde o seu cliente está.

Não há por onde o seu cliente escapar. Interessante, não é?

Agora, mais do que interessante, é possível aplicar estas estratégias e tecnologias na sua empresa. Existem ferramentas até gratuitas, como o Mautic, por exemplo que podem ser instaladas no servidor da sua empresa para administrar listas de automação de marketing.

Pense nisso!

ExibirMinimizar
aci baixe o app