Café com ADM
#

Assuma o controle de sua vida.

Quando foi a vez que você esteve em um mundo ideal?


Quando foi a vez que você esteve em um mundo ideal?


O homem como ser que muda a todo instante evolui sobre o que aprende e aprende sobre o que evolui. Respeitando proporcionalmente cada época e cada forma de aprender, temos que o homem jamais viveu ou será capaz de
viver em um mundo ideal, já que é de sua natureza o inconformismo com a situação que vive e de sua coragem buscar a mudança.


Ficar apenas aguardando que o melhor momento para agir apareça como num passe de mágica pode fazer com que apenas surja a frustração e o arrependimento sobre um tempo que não volta mais. É claro, que existe o momento certo, mas este deve ser acompanhado com todos os esforços para ser aproveitado. O que combato insistentemente nos cursos e palestras que realizo é a eterna capacidade de esperar. Uma coisa é agir no melhor momento. Outra coisa é ficar apenas se preparando e aguardando, aguardando, aguardando e ... acabar perdendo o tempo certo para agir.


É preciso ter consciência que o mundo nunca será o ideal. E que os saudosistas, me perdoem, mas a seu tempo as coisas também não eram nada fáceis. Dificuldades sempre existiram. O que realmente mudou foi a velocidade com que essas coisas mudam. Hoje, por correr muito mais que o homem pode compreender, o mundo se transforma tão mais rápido que a sensação de insegurança gerada pela mudança torna-se absurda.

E com isso o homem espera sempre o melhor momento. A atitude empreendedora desencadeada pelo inconformismo é muito legal, mas a insegurança gerada por ela é devastadora. O medo e a preocupação excessiva com os recursos pode provocar um mal ainda maior. Exatamente pela preocupação em reduzir riscos, o homem acaba aumentando-o pela
perda do momento certo. E como dizia Guimarães Rosa: "o caminho se faz no andar".

Por isso, preocupe-se com o que realmente pode afetar seu desempenho e seu desenvolvimento. E isso não é beirar a irresponsabilidade. É planejar efetivamente de forma estratégica. Seja sua empresa, sua carreira, sua vida. Assuma o controle de sua vida. Planeje de maneira que os riscos possam ser administrados de acordo com as situações vivenciadas. Mas... Assuma o controle de sua vida. Utilize para isso ciências como a estratégia, o marketing, a administração financeira, a gestão de pessoas e os conhecimentos efetivos de produção. Mas... Assuma o controle de sua vida.

Antes de qualquer coisa, não espere que alguém faça algo por você. Tome a iniciativa e não tenha medo de errar. É errando que se aprende a fazer. Apenas pense e planeje sempre para minimizar os erros possíveis.

Tenha em mente que sempre haverá um problema, um empecilho, um obstáculo, uma dificuldade a ser atravessada. Isso é natural, principalmente no mundo que vivemos. Pense, reflita, planeje. É muito melhor do quer ficar reclamando ou lamentando sobre o que passou. Ou sobre o que ainda não veio.

Também não se isole das outras pessoas. Pode ser que estejam passando pelos mesmos problemas que você e que possam encontrara a solução juntos. Mas, defenda seus interesses particulares. O fato de construir uma solução com outras pessoas não a torna ideal para todos É preciso ter assertividade sobre o realmente lhe interessa. Pense em também
aceitar críticas. As pessoas podem estar vendo as coisas de uma forma diferente das suas e... elas podem estar certas.

Por fim, seja alto astral. Pense positivamente, aja positivamente. Deixe o rancor e o remorso de lado. Procure ver sempre o lado bom de cada situação. Assim será possível enxergar novas soluções e oportunidades.



ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.