Assistir a vídeos em inglês ajuda e muito seu desenvolvimento no idioma

Veja como vídeos online podem ajudar e muito a praticar e se expor ao inglês de maneira significativa e prazerosa

Olá, tudo bem? Este é meu primeiro artigo no Administradores, e quero abordar uma dica para quem precisa melhorar o inglês e busca atividades disponíveis na internet para alavancar o conhecimento e desenvolver fluência no idioma.

Você conhece o TED Talks? Ainda que muitos conheçam bem, algumas pessoas ainda não descobriram este canal com vídeos de uma série de conferências feitas pelo mundo todo que tem como objetivo disseminar ideias que merecem ser disseminadas. TED é um acrônimo para Technology, Entertainment, Design, e inclui apresentações de temas variados que de alguma maneira se ligam à estes três elementos (tecnologia, entretenimento e design). As palestras são limitadas a aproximadamente vinte minutos, e isso ajuda bastante a conseguir exposição ao idioma Inglês de maneira que não te sobrecarregue e acabe por te desmotivar.

O TED talks tem mais de 2000 palestras, o que significa que é possível achar palestras para todos os gostos e preferências. Tem conferências sobre assuntos como arquitetura, business, carros, colaboração, comédia, computadores, democracia, economia, família, futuro, guitarras, liderança, medicina, obesidade, inteligência, internet, idiomas, religião, saúde, sucesso, trabalho… as opções são muitas e com certeza haverá temas pelos quais você se interessa. É só entrar e escolher o seu tema preferido. A ideia é se expor a um palestrante falando em inglês sobre um tema que já te interessa e você acompanhar, com as legendas, as palavras usadas em tempo “real”.

Agora, como assistir ao TED talk que você vai escolher?

Como assistir vídeos no TED Talks ajudam melhorar inglês - TED poster

PROGRAMAÇÃO:

1) 1 vez por semana: reserve 35 minutos do dia para assistir o vídeo e fazer uma atividade logo depois de assistir a primeira vez.

2) Coloque no seu celular, na sua agenda, o dia e horário que melhor encaixa para você fazer isso.

3) Combine com as pessoas que interagem com você naquele momento (em sua residência, no seu trabalho) que aquele horário, naqueles dias, você vai estudar inglês e não deve ser interrompido. Caso seu cônjuge, filhos ou familiares se interessem pelos temas, podem assistir com você, nas condições abaixo.

4) Depois desse período curto vendo vídeos, deixe o computador/televisor de lado e vá fazer o que te dá prazer, vá curtir um tempo com a família, amigos, colegas, etc., fazendo algo que lhe dê prazer. Essa recompensa é importante para você desenvolver hábitos “saudáveis” de prática de inglês (veja mais dicas no blog English Upgrade, onde você pode achar sugestões sobre como desenvolver hábitos de estudo e prática do inglês, dicas de atividades, etc).

Como assistir vídeos no TED Talks ajudam melhorar inglês - Pearl

COMO ESCOLHER O VÍDEO:

1) Entre no site www.ted.com/talks e clique no menu dropdown chamado “Topics”, selecionando “see all topics”. Se abrirá uma janela de tópicos separados em ordem alfabética. Escolha um tema pelo qual você se interessa e clique nele. Vários vídeos aparecerão para serem escolhidos, procure algum que chame a sua atenção.

2) Como você verá, existe uma infinidade de temas e vídeos para escolher. Escolha um tema que te atraia, algo que você tenha grande curiosidade ou mesmo já domine (mundo dos negócios, por exemplo). Primeiro que eu aposto que algumas palestras vão te surpreender na profundidade e na sagacidade das ideias propostas, mesmo que seja um assunto que você domina. Segundo que por já conhecer algo daquele tema a tua compreensão já deve ser mais natural, ou seja, não vai exigir muito mentalmente.

Como assistir vídeos no TED Talks ajudam melhorar inglês - A-B all topics

3) Sob o mesmo princípio do ponto acima, evite escolher temas muito técnicos sobre os quais você nunca teve muito conhecimento. Tipo física quântica para quem é professor de inglês, por exemplo! Você pode (talvez até deve) ver todo tipo de vídeo que te pareça interessante, e o TED Talks é uma fonte muito legal de ideias inovadoras e impactantes, mas escolha assistir vídeos com temas que são mais complexos ou totalmente estranhos para você quando não tiver reservado o tempo para seus estudos e desenvolvimento no inglês, ok?


Como assistir vídeos no TED Talks ajudam melhorar inglês - Brené

COMO VER O VÍDEO:

1) Escolhido seu vídeo, você verá uma tela com o título, uma imagem e o botão “play” no meio da tela. Aperte play e na barra que aparecerá logo abaixo do vídeo depois que ele começar escolha como “subtitles” (legendas) o Português. A ideia inicial é que você assista o áudio em inglês e as legendas em português para entender bem o assunto que está sendo tratado.

2) Depois de assistir o vídeo, você vai voltar ao começo do mesmo e agora vai clicar em “transcript”, que é a transcrição do vídeo em Inglês, e desta vez apertar o play e ouvir o áudio enquanto segue o texto escrito em inglês. O site vai mostrando o texto sublinhado conforme o vídeo e a conversa segue. Bem legal! Isso ajuda a ver o inglês sendo usado em uma palestra, onde normalmente os palestrantes usam um “timing” de oratória mais próximo do cotidiano com um conteúdo bem articulado.

3) Ao finalizar essa segunda visualização, dê uma busca de 5 palavras que você não conhecia em dicionários online (de preferência dicionário inglês/inglês, ou então no www.thesaurus.com, que é um dicionário de sinônimos) só para ver os diversos significados e sinônimos daquelas palavras novas.

4) Como mencionei, depois desses quarenta e poucos minutos dedicados ao vídeo e ao áudio com o texto, saia do computador e vá curtir com a família, amigos, colegas, etc. Faça algo que lhe dê prazer.

5) Como follow-up, tente usar em outro momento estas palavras anotadas em alguma situação real de seu cotidiano. Talvez na aula de inglês, ou em algum email no trabalho, ou com alguém que você conheça que fale ou estude inglês. Bote o conhecimento para funcionar.

Como vê, o TED pode ser um grande aliado no processo de aprendizado, por ter vídeos com assuntos muito interessantes, ministrados por pessoas de várias origens e portanto com vários sotaques diferentes, que podem ser inspiradores ao mesmo tempo que te ajudam a se expor ao inglês, tanto no áudio do vídeo como na atividade de leitura da transcrição, onde você lê o que estão falando.

Deixe de lado por 40 minutos as distrações da vida cotidiana e programe-se para escolher palestras que te interessem, para poder se desenvolver ainda mais no inglês.

Para mais dicas, estratégias e atividades, visite o blog English Upgrade!

Abaixo deixo algumas sugestões de palestras que eu assisti e gostei muito. Boa diversão!

Como assistir vídeos no TED Talks ajudam melhorar inglês - Semler

LINKS PARA VÍDEOS SUGERIDOS

https://www.ted.com/talks/brene_brown_on_vulnerability

Brené Brown dá uma palestra interessantíssima sobre conexão humana, coragem e vulnerabilidade. A must-see, como dizem em inglês!

https://www.ted.com/talks/steve_jobs_how_to_live_before_you_die

Steve Jobs e um discurso muito famoso para formandos da Stanford University. Se você não viu, para tudo e assista agora. Se já viu, pode ser uma boa prática rever em inglês com a transcrição primeiro e depois sem legenda.

https://www.ted.com/talks/ricardo_semler_radical_wisdom_for_a_company_a_school_a_life

Um brasileiro com nível excelente de inglês, Ricardo Semler ainda dá uma palestra com uma visão interessantíssima de um modelo corporativo e educacional que quebra muitos paradigmas.

https://www.ted.com/talks/bel_pesce_5_ways_to_kill_your_dreams

Outra brasileira que manda muitíssimo bem no inglês e nas ideias, a Bel Pesce oferece esta palestra curtinha com muito insight e bom humor sobre o que fazer para matar seus sonhos.

http://www.ted.com/talks/matt_cutts_try_something_new_for_30_days

Outra palestra excelente e curta (3:20), vale como dica para quem quer tentar algo novo, como talvez… só falar inglês todo dia por 30 dias!

http://www.ted.com/talks/meg_jay_why_30_is_not_the_new_20

Essa palestra é recomendadíssima para quem tem vinte e poucos anos, para quem trabalha com pessoas nessa idade, para quem tem filhos adolescentes chegando perto dos vinte, ou para quem tem como público-alvo potenciais clientes nesta fase da vida. Meg Jay dá uma aula de perspicácia ao comentar que esse período entre 20 e 30 anos de idade não só não deveria ser “perdido”, mas deveria ser aproveitado para planejar e se preparar para o que virá depois.

http://www.ted.com/talks/dan_gilbert_asks_why_are_we_happy

Outra palestra excelente sobre a ciência da felicidade. Dan Gilbert é um dos expoentes no tema e entrega muitas informações bem interessantes.

https://www.ted.com/talks/steven_pinker_on_language_and_thought

Palestra sobre como os idiomas expressam o que está em nossas mentes.

http://www.ted.com/talks/jamie_oliver

O famoso chef fala sobre a importância de ensinar boa alimentação para as crianças.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento