As principais áreas de atuação e atribuições da logística

A Logística possui diversos campos de atuação, que nos últimos anos vem impulsionando diversos profissionais a se qualificarem neste quesito.

A Logística possui diversos campos de atuação, que nos últimos anos vem impulsionando diversos profissionais a se qualificarem neste quesito.

Ela abrange vários campos como, Suprimentos, gerenciamento de frotas, economia no transporte, entre outros que completam essa área de atuação, que gera lucro para as empresas, que precisam de uma gestão de logística, para as entregas de documentos, materiais e até mesmo pessoas, como nos casos das empresas maiores que fretam ônibus para seus funcionários se locomoverem ao seu local de trabalho.

A Logística tem essas vantagens que levam os interesses no curso, algo mais competitivo para os futuros alunos das instituições de ensino.

Vendo, pois por este lado, a logística é de vital importância tanto para a redução dos custos para a organização, quanto uma fonte de lucro, se bem aplicada gera muito mais retorno do que o esperado, pois a Logística, não vê somente sua fatia na organização, pois ela toma parte de um todo das outras áreas isso atribui um conhecimento consolidado para realizar suas atividades.

Há pontos a considerar, que o profissional de Logística, agrega no processo geral da organização, na tomada de decisão, para avançar juntamente com diversas áreas na organização, as principais áreas na logística estão nos diferentes campos que afetam de forma positiva nas empresas como:

  • Supply Chain;
  • Gestão de Ativos;
  • Gerenciamento de Estoque;
  • Transportes modais e intermodais;
  • Gerenciamento de serviços aos clientes;
  • Otimização de sistemas empresariais.
De algum modo, todas essas áreas estão ligadas de forma direta e indireta com a economia da empresa, pois tratam-se de como tratar com os recursos físicos dela impondo limites nos custos. Isso faz com que os recursos tenham mais durabilidade, tratando-se de suprimentos, e o transporte é a forma mais vantajosa de agregar independência e agilidade nos atendimentos, de seus clientes, seja a frota própria, ou terceirizada, ambas as opções agregam economicamente, se estudado com atenção verá o quão vantajoso é terceirizar, ou adquirir uma frota para atender a própria necessidade da empresa.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar