As mais variadas formas de se comunicar

Como você se comunica faz toda a diferença, porém como você entende os outros vai fazer mais diferença ainda.

Uma das coisas que mais une as pessoas é a comunicação, ela é capaz de gerar guerra e paz, e ao ser utilizada de maneira adequada permite elevar e transcender o tempo e a história.

Mas existe maneira adequada de se comunicar?

A minha respostas para essa pergunta é não! Pois o que se faz necessário em um processo de comunicação é o resultado desejado e o resultado gerado.

Em um processo de comunicação temos alguns componentes, sendo: o emissor, o receptor e a mensagem.

Antigamente quando se ensinava comunicação, se imaginava que era um processo de mão única, ou seja, um fala e o outro escuta. Mas como tudo na vida evolui, esse entendimento do processo da comunicação evoluiu também e hoje sabemos que trata-se de um processo de mão dupla e o emissor ao mesmo tempo tornar-se receptor, pois quando se transmite uma mensagem se recebe a respostas, sendo verbal ou não.

Existem várias formas e tipo de comunicação e estamos o tempo todo necessitando nos comunicar, seja com alguém ou com nós mesmo.

Seja qual for a língua, o tipo e até mesmo a forma, a comunicação vai ter uma fisiologia e que se pudéssemos quantifica-la seria 7% as palavras, 38% o tom de voz e 55% a linguagem corporal.

Essa forma de enxergar o processo como um todo nos permite perceber a importância da linguagem não verbal que por si só fala muito mais do que todas as palavras juntas.

Sou um apaixonado por comunicação e fico olhando as pessoas nas ruas se comunicando, criando interações e gerando sinergia e conexões.

Uma das formas de se comunicar que muito me encanta é a linguagem de brasileira de sinais, conhecida por libras.

Tenho um cunhado que tanto ele quanto a sua esposa são surdos e minha esposa (irmã dele) com sua sensibilidade contratou uma especialista em libras que ensinou a mãe e todos os outros irmãos a entenderem e a se comunicarem usando essa fantástica ferramenta.

Foi uma linda atitude e quem mais se beneficiou foram eles que aprenderam a entender melhor o irmão e a ter mais uma forma de comunicação, aumentado a possibilidade de interação e conexão.

Outra forma encantadora e valiosa de comunicação é a poesia, que através das palavras e sentimentos conseguimos tocar o coração de quem a escuta.

Recentemente vi uma reportagem de um movimento mundial que chegou ao Brasil chamado “Islam” que é um campeonato aberto de poesias, onde os participantes chegam e se expressam para uma plateia que dar notas para o poeta e sua mensagem. Ganha aquele que conseguir passar ao público uma conexão entre o que está verbalizando e sua linguagem corporal através de sua poesia.

Qualquer que seja sua forma de se comunicar, pense no objetivo e no resultado que deseja atingir e perceba no feedback de seus interlocutores, o que está alcançando.

Um componente poderoso de se usar é o coração, pois ele, será como uma mola impulsionadora de sua comunicação e o resultado será sempre alcançado com amor.

Pense nisso e uma ótima semana a todos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento