As empresas não têm o poder de motivar ninguém

Tenho certeza absoluta que você já ouviu de algum colega de trabalho a seguinte frase "quero sair dessa empresa , ela não me motiva". A grande verdade é que esta palavra ( motivação ) é mal empregada no meio corporativo, muitas vezes os profissionais usam essa palavra para mascarar uma insatisfação com a empresa em que o mesmo trabalha.
Segundo o dicionário motivação tem seu significado ( motivar/ação ) ato de motiva, refere a algo pessoal/interno, um impulso que faz com que a pessoa busque atingir seus objetivos, sonhos, desejos. Trazendo isso para nossa realidade .
O que motiva uma pessoa ?

1- Comprar uma casa.
2-Comprar um carro.
3-Cursar um faculdade ou universidade.

4-Comprar um sapato ou bolsa de uma marca famosa.
5-Ir ao show de seu cantor(a) ou banda preferida.
6-Mudar de endereço.

7-Fazer um intercâmbio
8- Ir ao jogo de seu time de coração
9- Se estabilizar financeiramente.
10-Fazer uma cirurgia plástica
Pra você ver como a motivação de cada um individuo é diferente do outro, o que me motiva pode ou não motivar você, isso é muito relativo.
As empresas podem dar incentivos através de proporcionar um bom salário e benefícios para esse colaborador , sendo assim temos que acabar com a ilusão de que as organizações tem a obrigação de motivar seus funcionários isso nunca vai acontecer porque é algo impossível.
Certo dia ouvi um colega reclamando e dizendo "trabalho a 5 anos naquela empresa e ela não me motiva de nenhuma maneira , é só cobrança ai fica difícil" automaticamente expliquei a ele todo o contexto e dias depois ele começou a ver as coisas com outros olhos e me agradeceu por esclarecer a ele o real significado da palavra .
Então a partir de hoje você já vai trocar o verbo na sua colocação como por exemplo :
JAMAIS FALE: A empresa não me motiva .
FALE ASSIM: A empresa não me incentiva.
Na verdade espero que você nunca precise usar nenhuma dessas frases, afinal uma empresa que não incentiva ou estimula seus funcionários está próxima de ser engolida por seus concorrentes, e isso não é nada bom .
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento