As características de um empreendedor

O Empreendedor nato ou aquele que se desenvolveu com o tempo se relacionando com o ambiente em que esta inserido, ambos possuem características que são obrigatórias e/ou naturais para que possam ostentar o título de Empreendedor.

Fillion apud Silveira et al (2005, p.4) diz sobre o Empreendedor:

[...] fatores fundamentais para que uma ação seja empreendedora (visão, energia, liderança e relações), visando à formação do profissional empreendedor. Destaca-se como principal característica as relações, a qual, segundo o autor, se obtém os conhecimentos fundamentais e necessários dentro de uma estrutura de mercado: as informações necessárias para a tomada de decisões e o conhecimento da realidade do mercado.

Para Fillion (1999) o Empreendedor possui de forma clara e inerente caracterisiticas como:

• Criatividade
• Atenção aos objetivos
• Consciência do ambiente
• Detecta oportunidades
• Toma decisões moderadamente arriscadas
• Objetivam a inovação

Já Dolabella (1999, p. 12), para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró-ativo do indivíduo, o qual deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.
Diz ainda Silveira (2005, p. 4):

Enfim, os empreendedores são visionários, dotados de idéias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma organização, intervêm no planejado e propõem mudanças. O empreendedor desenvolve um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco no melhor resultado.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.