As 5 lições que podemos aprender com o empreendedor David Neeleman

Nas últimas semanas o nome de Neeleman virou notícia após o empresário do ramo de aviação anunciar a compra da companhia área portuguesa TAP, quais lições podemos aprender com esse empresário de sucesso?

David Neeleman nasceu no Brasil e mudou-se para os Estados Unidos aos sete anos de idade, atualmente é um empresário brilhante, e esta á mais de 20 anos no mercado de aviação civil, mas engana-se quem pensa que a vida desse empresário sempre foi brilhante, quando adolescente Neeleman não gostava de estudar e tinha apenas notas razoáveis , na juventude frequentou a faculdade apenas três anos, antes de desistir, ele mesmo já afirmou em entrevistas que sofre de transtorno de déficit de atenção e não toma remédios.

Cincos coisas que podemos aprender com David Neeleman:

1 – É preciso vencer o sistema, e que mesmo com barreiras podemos alcançar o sucesso - Neeleman foi um jovem com notas ruins, que abandonou a faculdade e com certeza foi criticado, começou em um trabalho humilde vendendo pacotes de viagens e mesmo diante das dificuldades almejou e alcançou o sucesso.

2 – Que precisamos sair desse modelo educacional engessado - Quando adultos temos essa opção de desistir, mas as crianças são obrigadas a aceitar uma forma de educar que infelizmente não as ensina a pensar, quantas vezes uma criança já chegou perto de você com uma prova na mão, feliz da vida porque tirou dez? Confesso que isso já me aconteceu algumas vezes, a questão é que a própria sociedade impõe que os melhores alunos são os que sempre tiram dez, quando na verdade tirar um dez não é garantia de nada na vida, não significa que quando adulto terá sucesso em sua carreira.

3 – Que precisamos vencer nossas crenças limitadoras – Talvez a sua crença limitadora seja o medo, mas a de Neeleman foi uma doença chamada transtorno do déficit de atenção o que exige um esforço maior para executar atividades simples como se lembrar de pagar uma conta, por exemplo, mesmo assim ele reinventou algumas áreas da aviação civil, criou o e-ticket bilhete eletrônico que diminuiu custos operacionais e burocracias no embarque e criou também a Live TV que passou a oferecer televisão ao vivo nos assentos das aeronaves.

4 – Que não podemos desistir com as nossas falhas – Neeleman não teve êxito imediato, fundou algumas empresas que foram á falência, mas mesmo assim persistiu e tem traçado sua carreira para a criação de grandes companhias aéreas. Até agora, já criou quatro delas: a Morris Air e a JetBlue, nos Estados Unidos, a WestJet no Canadá e a Azul no Brasil. E agora adquiriu a TAP uma grande empresa de Portugal através do consórcio Gateway

5 – Os obstáculos são pequenos quando os nossos sonhos são grandes – “Encontrem uma paixão, algo que vos apaixone, e serão melhores nisso do que qualquer outra pessoa.” (David Neeleman). Essa frase diz tudo, se você tiver determinação, um sonho, algo que você queira muito fazer não há obstáculo físico ou psicológico que te impeça.

David Neeleman com certeza vai deixar legado de um homem que venceu suas próprias limitações, alcançou o sucesso e fez história.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento